LINGUAGEM, ESCRITA E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DE JOGOS DE LINGUAGEM DA INTERAÇÃO ENTRE PARES PELA BUSCA DA LEITURA/TRADUÇÃO DO TEXTO EM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.77-88Resumo
O presente artigo é resultado de estudos das relações entre a linguagem e a comunicação em processos de ensino e aprendizagem da matemática. Relatamos um episódio deste estudo que busca evidenciar a interação entre pares na resolução de problemas de divisão por alunos do 6º ano de escola pública. Os
resultados desta pesquisa apontam que: (a) a interação entre pares possibilita, aos envolvidos em jogos de linguagem, o entendimento que a linguagem matemática excede o signo que esta comunica, suscitando práticas de outros contextos para a interpretação de um texto; (b) os sentidos dados ao texto por um dos alunos da díade podem ser comunicados e reduzir os equívocos de interpretação do outro. Neste sentido, a interpretação depende de jogos de linguagem que ocorrem durante a tradução do texto matemático para as linguagens dos alunos, bem como permite o reconhecimento das regras matemáticas implícitas no texto.
É a partir desse contínuo processo de leitura/tradução do texto que o sujeito comunica quais as dificuldades no uso da escrita em matemática quando não consegue objetivar aquilo que interpretou. A literatura utilizada para as discussões teóricas que envolvem as diferentes linguagens e seus usos foram ancoradas na filosofia da linguagem de Ludwig Wittgenstein.