CONSTRUÇÃO E ESTUDO DE POLIEDROS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA COM MATERIAIS CONCRETOS

Autores

  • Geovane André Teles de Oliveira Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Adriano Vargas Freitas Universidade do Grande Rio

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.195-207

Resumo

O objetivo deste artigo foi destacar propostas de procedimentos didáticos envolvendo a utilização de materiais concretos para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de geometria na educação
básica, com foco sobre o tópico poliedros. Após analisarmos métodos usualmente utilizados para a construção desses sólidos, apresentamos nosso método e alguns resultados de seminários sobre o assunto
realizados em um curso de licenciatura em matemática no interior de uma universidade situada em Duque de Caxias (RJ). Dentre os resultados elencados, a observação dos participantes de que as atividades 
propostas são acessíveis, exequíveis e que a interatividade proporcionada pode auxiliar o estudante no estudo dos poliedros, melhorando sua percepção da tridimensionalidade da figura e possibilitando ampliar
e aplicar esses conhecimentos de forma mais autônoma.

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Publicado

12-11-2020

Como Citar

Oliveira, G. A. T. de, & Freitas, A. V. (2020). CONSTRUÇÃO E ESTUDO DE POLIEDROS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA COM MATERIAIS CONCRETOS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 2(3), 195–207. https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.195-207

Edição

Seção

Relatos de Experiência