VÁRIO: UMA INTERVENÇÃO URBANA PARA O FIM DO MUNDO
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2020.23.2.3869Resumo
O ensaio contempla o contexto de criação e execução da intervenção urbana Cantopara dormir!, que teve sua estreia em Portugal em novembro de 2017 e foi ofertada pelo artistapesquisadorautor deste escrito para apresentação a domicílio em troca de pernoite. A ação, queenvolvia elementos normalmente considerados dentro do espectro da dança, teatro, contação dehistória e arte relacional, encontrou morada em 19 das 22 noites consecutivas em que foi ofertada,sendo performada em 19 casas diferentes de 5 cidades, na companhia de 76 pessoas e 2 gatos. Aação é observada no ensaio em diferentes perspectivas, e este se torna um mosaico de contágiosentre lar e arte a partir da ressignificação poética da memória e do cotidiano. Para isso, dialoga
com estudos das áreas de artes (especialmente de artistas cênicas em sua maioria ligadas aoc.e.m – centro em movimento), filosofia, geografia humanista, arquitetura, história e sociologia. Ametodologia utilizada é da autoetnografia e o ensaio resultante busca uma construção formal na qual
a experiência de leitura reverbere a singularidade do acontecimento, no que vem se denominandoescrita situada, escrita performativa ou translato poético.
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