A GESTÃO DE REDES SOCIAIS E VANTAGENS DE MARKETING DE CONTEÚDO PARA O MERCADO DE SORVETES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2024.6.2.9339

Palavras-chave:

Marketing de conteúdo, Estratégias digitais, Gestão de negócios, Sorveteria

Resumo

O sorvete é uma sobremesa que atrai o paladar de crianças, adultos e idosos de todas as idades e nacionalidades, nos mais diferentes horários ou estações do ano. Somado a isso, o marketing de conteúdo refere-se a uma abordagem que envolve criar e distribuir conteúdo relevante e útil para um público-alvo,  com o objetivo de gerar conexão, melhorar a autoridade e promover ações que resultem em lucro dos negócios por meio das redes sociais. Assim, esta pesquisa busca atender aos seguintes objetivos: identificar os motivos pelos quais o segmento de sorveterias contratam os serviços de uma agência de marketing de conteúdo, definir e caracterizar marketing de conteúdo, apresentar as formas de comunicação como vantagens e estratégias de marketing de conteúdo digital aplicado aos negócios especializados na comercialização de sorvetes. Pretende-se responder a seguinte questão problema: quais são os motivos estratégicos que impulsionam a decisão de uma empresa a contratar o serviço de marketing de conteúdo para suas redes sociais? Tendo como hipótese que os gestores que optam por contratar serviços de marketing de conteúdo para suas empresas buscam obter reconhecimento e autoridade para suas marcas. Como procedimento metodológico, esta pesquisa foi estruturada em duas fases para atender aos objetivos do estudo. A primeira fase consiste em uma revisão da literatura, abordando uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo e exploratório. Por fim, o presente trabalho buscou apresentar curiosidades acerca da história e negócio de sorvetes e a relevância das estratégias de marketing de conteúdo como produção de valor para pessoas e empresas e relacionamento com o cliente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovana Lima Assis, UNIFASAM

Bacharel em  Administração.

MALLU DE MENDONÇA BARROS, UFG, UNIFASAM, IFGOIANO

Administradora, Doutora em Agronegócios, na linha de pesquisa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional – PPGAGRO- UFG; Mestre em Conservação e Preservação do Cerrado (PPGCRENAC-IFGOIANO); MBA em Gestão da Qualidade; Especialista em Gestão Pública (UFG); Especialista em Planejamento Estratégico, Gestão e Implementação EaD (UFF); Especialista em Docência Universitária (FacLIONS). Docente Universitária (graduação, pós-graduação). Ensino presencial e Ead.

Referências

ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Regulamento Técnico Para Gelados Comestíveis e preparados para gelados comestíveis -RDC Nº 266, de 22 de setembro de 2005. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2005/res0266_22_09_2005.html Acesso: 10.Jun.2024.

ASSAD, N. Marketing de conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital. São Paulo: Atlas, 2016.

Boff, C. C. E ., Crizel, T. De M., Araujo, R. R. De ., Rios, A. De O., & Flôres, S. H.. (2013). Desenvolvimento de sorvete de chocolate utilizando fibra de casca de laranja como substituto de gordura. Ciência Rural, 43(10), 1892–1897. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-84782013001000026 Acesso: 11. Jun.2024.

Bruni, A.R.S.; Bezerra, J.R.M.V.; Teixeira, A. M.; Rigo, M. (2017) Caracterização sensorial e físico-química de sorvete com polpa de mamão (Carija papaya). Revista Ambiciência. 13 (3) p. 616 - 628 Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4272 Acesso: 10. Jun.2024.

CNN Brasil O Dia do Sorvete e lugares e sabores nada convencionais – Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/gastronomia/dia-do-sorvete-lugares-que-oferecem-sabores-nada-convencionais-em-sao-paulo/ Acesso: 13. Jun.2024.

FIOCRUZ - InVivo - Museu da Vida Fiocruz. A trajetória do sorvete. Disponível em: https://www.invivo.fiocruz.br/historia/a-trajetoria-do-sorvete/ Acesso: 10.Jun.2024.

FORTI, A.P. Tendências do mercado de sorvetes em 2024..Disponível em: https://www.abis.com.br/tendencias-do-mercado-de-sorvetes-em-2024/ Acesso: 21.Mai.2024.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.e.d.São Paulo:Atlas, 2002.

GRILLO, C. Marketing de conteúdo e branded content. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2023.

IFOOD. Como surgiu o sorvete? Confira essa e outras curiosidades. 2023. Disponível em: https://institucional.ifood.com.br/estudos-e-pesquisas/sorvete/

Kotler, P.. Kartajaya, H. Setiawan, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Prodanov, C. C.; Freitas, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Rez, R. Marketing de conteúdo a moeda do século XXI. São Paulo: DVS Editora, 2016.

SEBRAE, Abis. Pesquisa setor de sorvete. 2023.Disponível em:https://api.pr.sebrae.com.br/storage/comunidade/anexos/18972/PUB_%20

Pesquisa%20Setor%20de%20Sorvetes.pdf Acesso: 21.Mai.2024.

SEBRAE. Como montar minha sorveteria. Disponível em: https://api.pr.sebrae.com.br/storage/comunidade/anexos/18972/PUB_

Ideias%20de%20Neg%C3%B3cios%20-%20Sorveteria.pdf Acesso: 11.Mai.2024.

SEBRAE/MS. Como se destacar no mercado de sorvetes. https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-se-destacar-no-mercado-de-sorvetes,a49d99a5a995b510VgnVCM1000004c00210aRCRD Acesso: 21.Mai.2024.

SOLARETTO. A Verdadeira História do Sorvete de Creme. Disponível em: https://www.solaretto.com.br/a-verdadeira-historia-do-sorvete-de-creme Acesso: 11.Jun.2024

Souza, A. C; Carvalho, Mi.G; Matos, T. L. M; Ferreira, I.M; Silva, A.M. (2020). Pesquisa com consumidores, processamento e avaliação da qualidade de sorvetes de abacaxi com limão. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal 14 (3) p. 1 – 16 Disponível em: http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/601 Acesso: 10.Jun.2024

Yin, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.e.d. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Edição

Seção

Artigos