A GESTÃO DE REDES SOCIAIS E VANTAGENS DE MARKETING DE CONTEÚDO PARA O MERCADO DE SORVETES
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2024.6.2.9339Palavras-chave:
Marketing de conteúdo, Estratégias digitais, Gestão de negócios, SorveteriaResumo
O sorvete é uma sobremesa que atrai o paladar de crianças, adultos e idosos de todas as idades e nacionalidades, nos mais diferentes horários ou estações do ano. Somado a isso, o marketing de conteúdo refere-se a uma abordagem que envolve criar e distribuir conteúdo relevante e útil para um público-alvo, com o objetivo de gerar conexão, melhorar a autoridade e promover ações que resultem em lucro dos negócios por meio das redes sociais. Assim, esta pesquisa busca atender aos seguintes objetivos: identificar os motivos pelos quais o segmento de sorveterias contratam os serviços de uma agência de marketing de conteúdo, definir e caracterizar marketing de conteúdo, apresentar as formas de comunicação como vantagens e estratégias de marketing de conteúdo digital aplicado aos negócios especializados na comercialização de sorvetes. Pretende-se responder a seguinte questão problema: quais são os motivos estratégicos que impulsionam a decisão de uma empresa a contratar o serviço de marketing de conteúdo para suas redes sociais? Tendo como hipótese que os gestores que optam por contratar serviços de marketing de conteúdo para suas empresas buscam obter reconhecimento e autoridade para suas marcas. Como procedimento metodológico, esta pesquisa foi estruturada em duas fases para atender aos objetivos do estudo. A primeira fase consiste em uma revisão da literatura, abordando uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo e exploratório. Por fim, o presente trabalho buscou apresentar curiosidades acerca da história e negócio de sorvetes e a relevância das estratégias de marketing de conteúdo como produção de valor para pessoas e empresas e relacionamento com o cliente.
Downloads
Referências
ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Regulamento Técnico Para Gelados Comestíveis e preparados para gelados comestíveis -RDC Nº 266, de 22 de setembro de 2005. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2005/res0266_22_09_2005.html Acesso: 10.Jun.2024.
ASSAD, N. Marketing de conteúdo: como fazer sua empresa decolar no meio digital. São Paulo: Atlas, 2016.
Boff, C. C. E ., Crizel, T. De M., Araujo, R. R. De ., Rios, A. De O., & Flôres, S. H.. (2013). Desenvolvimento de sorvete de chocolate utilizando fibra de casca de laranja como substituto de gordura. Ciência Rural, 43(10), 1892–1897. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-84782013001000026 Acesso: 11. Jun.2024.
Bruni, A.R.S.; Bezerra, J.R.M.V.; Teixeira, A. M.; Rigo, M. (2017) Caracterização sensorial e físico-química de sorvete com polpa de mamão (Carija papaya). Revista Ambiciência. 13 (3) p. 616 - 628 Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4272 Acesso: 10. Jun.2024.
CNN Brasil O Dia do Sorvete e lugares e sabores nada convencionais – Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/gastronomia/dia-do-sorvete-lugares-que-oferecem-sabores-nada-convencionais-em-sao-paulo/ Acesso: 13. Jun.2024.
FIOCRUZ - InVivo - Museu da Vida Fiocruz. A trajetória do sorvete. Disponível em: https://www.invivo.fiocruz.br/historia/a-trajetoria-do-sorvete/ Acesso: 10.Jun.2024.
FORTI, A.P. Tendências do mercado de sorvetes em 2024..Disponível em: https://www.abis.com.br/tendencias-do-mercado-de-sorvetes-em-2024/ Acesso: 21.Mai.2024.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.e.d.São Paulo:Atlas, 2002.
GRILLO, C. Marketing de conteúdo e branded content. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2023.
IFOOD. Como surgiu o sorvete? Confira essa e outras curiosidades. 2023. Disponível em: https://institucional.ifood.com.br/estudos-e-pesquisas/sorvete/
Kotler, P.. Kartajaya, H. Setiawan, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
Prodanov, C. C.; Freitas, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
Rez, R. Marketing de conteúdo a moeda do século XXI. São Paulo: DVS Editora, 2016.
SEBRAE, Abis. Pesquisa setor de sorvete. 2023.Disponível em:https://api.pr.sebrae.com.br/storage/comunidade/anexos/18972/PUB_%20
Pesquisa%20Setor%20de%20Sorvetes.pdf Acesso: 21.Mai.2024.
SEBRAE. Como montar minha sorveteria. Disponível em: https://api.pr.sebrae.com.br/storage/comunidade/anexos/18972/PUB_
Ideias%20de%20Neg%C3%B3cios%20-%20Sorveteria.pdf Acesso: 11.Mai.2024.
SEBRAE/MS. Como se destacar no mercado de sorvetes. https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-se-destacar-no-mercado-de-sorvetes,a49d99a5a995b510VgnVCM1000004c00210aRCRD Acesso: 21.Mai.2024.
SOLARETTO. A Verdadeira História do Sorvete de Creme. Disponível em: https://www.solaretto.com.br/a-verdadeira-historia-do-sorvete-de-creme Acesso: 11.Jun.2024
Souza, A. C; Carvalho, Mi.G; Matos, T. L. M; Ferreira, I.M; Silva, A.M. (2020). Pesquisa com consumidores, processamento e avaliação da qualidade de sorvetes de abacaxi com limão. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal 14 (3) p. 1 – 16 Disponível em: http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/601 Acesso: 10.Jun.2024
Yin, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.e.d. Porto Alegre: Bookman, 2001.