A EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS: RECONSTRUINDO O TECIDO SOCIAL EM MEIO À EXCLUSÃO HEGEMÔNICA

Autores

  • Raquel Pinheiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2023.5.3.8223

Resumo

O artigo "Educação Popular e Movimentos Sociais: Reconstruindo o Tecido Social em Meio à Exclusão Hegemônica" de autoria de Raquel Alves Pinheiro explora a interseção entre a educação tradicional e o avanço tecnológico na sociedade contemporânea. Diante das rápidas mudanças das tecnologias da informação e comunicação (TICs), a educação popular é abordada como uma estratégia essencial para renovar métodos pedagógicos, promover a formação holística dos indivíduos e mitigar a exclusão em uma era digital.

O artigo destaca que a educação popular, ao enfatizar a participação ativa, o diálogo horizontal e a contextualização, complementa o ensino tradicional. Nesse contexto, a tecnologia é considerada tanto um desafio quanto uma oportunidade. A educação popular visa empoderar os indivíduos para entenderem criticamente o impacto da tecnologia na sociedade, além de usá-la de forma consciente para transformar a realidade.

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Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2023-10-09

Edição

Seção

Artigos