O ENVELHECIMENTO DA PESSOA COM DEFICIA

UMA ANÁLISE NA PRODUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2023.5.2.8182

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência, envelhecimento, educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar produções acerca do envelhecimento da pessoa com deficiência que estuda na escola regular. A pesquisa é um recorte da dissertação de Mestrado na área da Educação, na qual compreende-se que a discussão ainda é embrionária, no entanto, necessária dadas as condições de longevidade desse público. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo um estudo bibliográfico em que foram identificadas e analisadas produções de 2012 a 2016. Identificou-se que alguns apresentam discussões em outras áreas que não a educação e alguns retratam o envelhecimento associado à pessoa com deficiência intelectual, dentro disso, percebe-se que o campo está aberto para a investigação das demais deficiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iranildo da Silva Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED, da Universidade do Estado do Pará - UEPA, na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Atuante no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial na Amazônia - GEPEEAm e da Rede Educação Especial do Campo.

ANA PAULA CUNHA DOS SANTOS FERNANDES, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA

Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), docente nos cursos de licenciaturas do CCSE, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial da Amazônia (GEPEEAm) e coordenadora da Rede Educação Especial do Campo. Atuo na área da Educação, desenvolvo e oriento pesquisas sobre Formação de Professores; Práticas pedagógicas; Políticas; Educação Especial; Pessoa com deficiência; Educação Especial do campo; Criança com deficiência em territórios do campo. . Editora da Revista Povos, Diversidade e Educação (PoDE).

Referências

Aldrigue, A. S. C.; Souza, F. de; Santos, T. F. P. dos (2014). Deficiente intelectual e família: um estudo sobre o envelhecer intelectual. In: CONGRESSO NACIONAL DAS APAES/APAE no Brasil - 60 anos: uma história de referência na defesa de direitos e atenção à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, 25, 2014, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: APAES, p. 479-497.

Araujo, L. A. D.; Carvalho, T. A. O. P. de (2014). Envelhecimento e deficiência: uma dupla vulnerabilidade. In: CONGRESSO NACIONAL DAS APAES/APAE no Brasil - 60 anos: uma história de referência na defesa de direitos e atenção à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, 25, 2014, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: APAES, p. 121-124.

Brasil (2017). Anuário brasileiro da educação básica. Todos pela Educação. Brasília.

Brasil (2007). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência: Brasília.

Brasil (2017). Lei n° 10.741 de 2003. Estabelece o Estatuto do Idoso. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 15 fev. 2023.

Brasil (2015). Lei n° 13.146 de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 20 mar. 2023.

Brasil (2016). Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2016. IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98965.pdf. Acesso em: 5 abr. 2023.

Flick, U (2009). Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed.

Gil, A. C (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Guadalupe, S.; Costa, É.; Daniel, F (2016). Sentimentos face ao futuro, necessidades percebidas e redes de suporte social de cuidadores informais de pessoas adultas com deficiência. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, Coimbra, v. 2 (1), p. 53-66.

Guhur, M. L. P.; Guhur, J. V. M (2012). O envelhecimento de pessoas com deficiência mental e os desafios para famílias e instituições socioeducativas: um estudo exploratório descritivo. RBCEH, Passo Fundo, v. 9, n. 3, p. 316-329, set./dez.

Guilhoto, L. M. F. F (2014). Envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual. In: CONGRESSO NACIONAL DAS APAES/APAE no Brasil - 60 anos: uma história de referência na defesa de direitos e atenção à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, 25, 2014, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: APAES, 2014, p. 48-55.

Guilhoto, L. M. F. F. et al (2014). Envelhecimento e Deficiência Intelectual na Grande São Paulo. Revista Deficiência Intelectual, São Paulo, ano 4, n. 7, p. 5-11, jul./dez.

Hayar, M. A. S. P (2014). Envelhecimento e deficiência intelectual: o cuidador familiar como protagonista nos cuidados ao idoso. In: CONGRESSO NACIONAL DAS APAES/APAE no Brasil - 60 anos: uma história de referência na defesa de direitos e atenção à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, 25, 2014, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: APAES, p. 75-86.

Lakatos, E. M.; Marconi, M. A (2003). Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas.

Moraes, M. R. Q.; Souza, D. P (2009). O idoso e a deficiência: uma análise da situação sócio-afetiva e educacional de alunos com deficiência intelectual em fase de envelhecimento. Revista IGAPÓ, Manaus, v. 3, p. 18-27, 2009.

Nogueira, E. F. T.; Binoto, A. P. D.; Suplino, M (2014). O envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual na perspectiva do currículo funcional natural. In: CONGRESSO NACIONAL DAS APAES/APAE no Brasil - 60 anos: uma história de referência na defesa de direitos e atenção à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, 25, 2014, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: APAES, p. 607-609.

Oliveira, I. A. de (2017). Educação especial, Direitos Humanos e Cidadania. In: AUTOR X (org.). Educação especial: cidadania, memória, história. Belém: EDUEPA.

OMS (2015). Resumo: relatório mundial de envelhecimento e saúde. Suíça: OMS.

OMS (2005). Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Tradução Suzana Gontijo. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde.

Portella, M. R. et al (2015). A pessoa deficiente intelectual e o envelhecimento: da percepção do fenômeno à realidade cotidiana. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, 18 (2), p. 401-420, abr./jun.

Portella, M. R.; Colussi, E. L.; Girardi, M (2015). Percepções de envelhecimento e velhice entre adultos com Deficiência Intelectual. Revista Deficiência Intelectual, São Paulo, ano 5, n. 9, jul./dez., p. 03-10.

Uchôa, E.; Firmo, J. O. A.; Lima-Costa, M. F. F. de (2002). Envelhecimento e Saúde: experiência e construção social. In: Minayo, M. C. S.; Coimbra Jr., C. E. A (org.). Antropologia, saúde e envelhecimento. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ.

Unesco (1999). Declaração de Hamburgo: agenda para o futuro. Brasília: SESI/UNESCO.

Unesco (2010). Marco de Ação Belém: Conferência Internacional de Educação de Adultos – CONFINTEA VI. Brasília: Secad/MEC/UNESCO.

Xavier, M. A. V (2014). Enfrentando desafios: envelhecimento e deficiência. São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-10-05