INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM LABORATÓRIO DE PESQUISA DURANTE A PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Franciele Zanardo Bohm Universidade Estadual do Paraná (Unespar) http://orcid.org/0000-0001-6616-8154
  • Fernanda Alexia dos Santos Giraldelli Universidade Estadual do Paraná
  • Lavínia Surâma Ribeiro Gomes Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2021.3.2.4194

Palavras-chave:

Covid-19, pesquisa cientí­fica, ensino superior.

Resumo

A iniciação cientí­fica caracteriza-se por ser uma atividade que apresenta a pesquisa cientí­fica para o aluno de graduação. Tem como objetivos desenvolver a vocação cientí­fica e para isso promove a leitura, desperta a criatividade, contribui para a criticidade e tomada de decisões éticas. A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças importantes em projetos de iniciação cientí­fica que dependem de protocolos experimentais, desenvolvidos em laboratórios. As principais mudanças foram provocadas pela necessidade de distanciamento social. Diante deste desafio, a ciência que é a alavanca para o encontro de novos caminhos, trouxe uma nova metodologia de trabalho, a qual proporcionou uma nova rotina de aquisição de conhecimento cientí­fico, através da discussão de técnicas e protocolos de pesquisa executados por outros pesquisadores, participação em eventos on-line que proporcionou trocas de experiências, ampliação de contatos com outros pesquisadores e contribuiu para o enriquecimento profissional e pessoal. A própria ciência e as tecnologias tornaram possí­vel desenvolver os projetos de pesquisa e atravessar as dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19 para a execução das atividades de iniciação cientí­fica.

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Biografia do Autor

Franciele Zanardo Bohm, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Professora Doutora do colegiado de Ciências Biológicas do campus de Paranavaí­. Ministra as disciplinas de Fisiologia Vegetal e de Plantas Medicinais

Atua na área de Fisiologia Vegetal, subárea de Botânica Aplicada.

Fernanda Alexia dos Santos Giraldelli, Universidade Estadual do Paraná

Acadêmica do quarto ano de Ciências Biológicas e aluna do programa de iniciação cientí­fica.

Lavínia Surâma Ribeiro Gomes, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Acadêmica do terceiro ano de Ciências Biológicas e aluna de Projeto de Iniciação Tecnológica e Inovação

Referências

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Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Artigos