A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIA NO ÂMBITO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS FORMAIS E NÃO FORMAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2019.1.1.2779Resumo
Este trabalho tem como objetivo, fazer uma reflexão em torno do processo a relação entre Educação, Desenvolvimento e Tecnologia no âmbito de processos educacionais formais e não formais, a problematização de questões de ordem política, social, cultural e técnica faz com que a pesquisa produza conhecimentos e metodologias educacionais na interface com as tecnologias e projetos de desenvolvimento. As trocas de experiências, conhecimentos, aprendizados e ideias, entre professor-aluno, irão possibilitar uma variação de combinações e níveis de qualidades no quesito interação. O relacionamento entre ambos dependerá do nível de comprometimento do aluno em realizar "o algo a mais" , além daquele de assumir uma postura passiva à espera da iniciativa do professor. Assim como, o professor exercer basicamente somente as funções de: incentivador vibrante, e orientador. Nessa teia de construção do conhecimento o professor fala, e acima de tudo, ouve; ou seja, dialoga com o aluno e permite que este aja e defenda seu posicionamento. O diálogo depende da intersubjetividade que segundo Martin Buber (1878 - 1965), é a capacidade do homem de se relacionar com o seu semelhante. Caso não aconteça esta química a tendência é que o aluno abandone o curso e não complementando o seu aprendizado.
Palavras Chave: Educação, Desenvolvimento e Tecnologia