AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS DE SERVIÇOS DA CIDADE DE CURRAIS NOVOS/RN
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2025.7.2.10360Palavras-chave:
Ambiente de trabalho, Setor de serviços, Análise cluster, Método aglomerativo k-meansResumo
Diante da expansão do setor de serviços na economia e do aumento da sua concorrência, a busca por medidas que melhorem sua produtividade é de extrema relevância para as organizações que procuram se manter competitivas no mercado. Dessa maneira, um dos principais focos da sua atuação deve estar voltado para a melhoria do clima organizacional, uma vez que ele possui influência no desempenho dos funcionários. Perante o exposto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de satisfação de colaboradores de Currais Novos/RN em relação ao seu ambiente de trabalho. Para isso, foi utilizada uma metodologia descritiva, aplicada e quantitativa, através da aplicação de um questionário e utilização do método não-hierárquico aglomerativo k-means. Os dados permitiram a formação de dois grupos. O primeiro grupo apresentou menor nível de satisfação, enquanto o segundo possuiu maior satisfação em relação ao clima organizacional. Além disso, os resultados mostraram que os constructos liderança, estrutura organizacional e desenvolvimento pessoal exerceram maior influência na forma como os funcionários percebem o seu ambiente de trabalho. A partir disso, a pesquisa pode propor alguns direcionamentos estratégicos para as organizações de serviços da região, com o propósito de melhorar seus resultados e alcançar uma posição de destaque diante da concorrência.
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