A Classe Roceira (Berenice Mendes, 1985): imagens da luta pela reforma agrária no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3671Resumo
Este artigo pretende traçar uma análise do documentário A Classe Roceira (direção de Berenice Mendes, 1985) em paralelo com a história do movimento pela Reforma Agrária no estado do Paraná. Para tanto, recorremos à seleção de elementos diversos da narrativa proposta pela diretora, que relacionam-se a fim de criar um sentido político para a obra em questão, uma vez que o documentário foi realizado a partir de um contato direto com os camponeses sem-terra em seus acampamentos e atos públicos, mesclando registros de observação do cotidiano e de entrevistas. Recorremos a uma bibliografia sobre Reforma Agrária a fim de compreender não apenas o contexto de realização da obra, mas também identificando-a como uma fonte audiovisual rica para a compreensão da história da luta pela democratização do acesso à terra no Brasil. Consideramos que as fontes audiovisuais não devem ser entendias apenas como ilustração ou confirmação para outras fontes históricas tradicionais, mas como elementos dotados de historicidade própria.
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