HOMOEROTISMO NO CINEMA LATINO-AMERICANO
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2020.12.2.3669Resumo
O presente artigo busca evidenciar representações da homoafetividade masculina na cinematografia latino-americana, pontualmente a partir de dois filmes: Madame Satã e Plata Quemada. O corpus de análise é composto de frames de ambos os filmes em que se veem retratados os personagens principais, buscando delinear pela análise de gestos, expressões faciais e corporais, composição do quadro, figurino e outros elementos da mise-en-scène, formas de expressão da afetividade homossexual que se manifestam na corporeidade dos personagens e dos próprios filmes. O modelo adotado levou em conta a experiência latino-americana, sem ignorar seus contextos, como as sequelas dos regimes ditatoriais a penetração dos valores católicos (e a relação incestuosa entre Estado e Igreja) os legados africanos e indígenas e a herança pós-colonial. A ideia é colocar os filmes em diálogo, para, a partir deste trabalho comparativo, entender pontos de encontro e de dissidência destas representações da homoafetividade, oferecendo subsídios para uma compreensão das formas de se representar afetos homoeróticos no cinema latino-americano.
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