CHAMADA PARA SUBMISSÕES - Dossiê Arte, Cultura e Reforma Agrária Popular

28-03-2025
Convidamos autoras/es a submeterem trabalhos para o  Dossiê Arte, Cultura e Reforma Agrária Popular, para O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes (jul/dez de 2025), periódico da Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade de Artes do Paraná (FAP), destinado à divulgação e compartilhamento de pesquisas e do fazer artístico.     Dossiê: Arte, Cultura e Reforma Agrária Popular   A cultura assumiu na atualidade uma dimensão estratégica na luta pela reforma agrária, sendo disputada cotidianamente através de ideias, valores e práticas. Um dos elementos centrais do programa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é a dimensão cultural. Uma Reforma Agrária Popular que pressupõe uma transformação radical de padrões culturais, tanto da base social do movimento, quanto do conjunto da sociedade.    Nesta disputa entre projetos de sociedade, é fundamental a compreensão de que a reforma agrária não é uma questão que afeta somente a vida dos camponeses e camponesas. Sua importância se coloca para o conjunto da sociedade, do campo e da cidade, não somente como um meio de resolução de problemas econômicos, sociais e políticos, com a promoção da soberania alimentar, mas também como uma resposta ao agudizamento de uma crise ambiental causada pelo agronegócio.  Compreendendo a cultura e as linguagens artísticas em suas dimensões simbólica e cidadã, e sua importância na construção de imaginários coletivos que sustentam nossos pactos sociais, este Dossiê surge com o intuito de agregar e fortalecer esta necessária e urgente transformação em direção a modos de vida sustentáveis e coletivamente responsáveis.    Para este Dossiê, serão bem-vindos textos nas áreas das Artes Visuais, Artes do Vídeo, Artes da Cena, Performance, Teatro, Audiovisual, Cinema, Dança, Dramaturgia e Música, nos formatos:   
  • artigos e ensaios que proponham reflexões sobre articulações entre arte, cultura e o contexto dos movimentos de reforma agrária popular;
  • relatos de experiências nas diferentes linguagens artísticas realizadas em parceria e/ou em territórios de reforma agrária;
  • dramaturgias, entrevistas, resenhas, traduções, memoriais artístico/reflexivo, partituras e/ou portfólios de produções artísticas desenvolvidas no contexto da reforma agrária. 
  O Dossiê tem como editora convidada a Profa. Maria Alice Possani, da Universidade Estadual de Campinas.  PRAZO PARA SUBMISSÕES:  Até 01 de junho de 2025. Além do Dossiê, a Revista O Mosaico receberá a submissão de trabalhos em fluxo contínuo.