Karyotypic patterns in populations of Wasmannia auropunctata (Roger, 1863) (Formicidae: Myrmicinae) from Southeast Bahia, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594373.2024.26.02.9904Resumo
Wasmannia auropunctata é uma espécie com considerável importância econômica e ambiental, o que pode levar a perdas consideráveis no cultivo cacaueiro. Também é capaz de causar muitos problemas no que diz respeito à conservação, pois é uma espécie altamente competitiva e dominante em muitos ambientes, capaz de invadir com sucesso áreas perturbadas e deslocar espécies nativas. Assim, é fundamental conhecê-la sob vários pontos de vista, inclusive o citogenético. Este estudo se propôs a examinar o conjunto cariotípico de populações de W. auropunctata estabelecidas em plantações cacaueiras no Sudeste da Bahia, Brasil. A amostragem foi realizada em áreas de plantações de cacau, no período de 2011 a 2015, localizadas em: Itacaré, Dário Meira, Florestal (distrito de Jequié), Ilhéus e Jequié. Cerca de cinco a dez ninhos de W. auropunctata por local foram utilizados para os estudos citogenéticos. Aproximadamente dez pré-pupas fêmeas de cada ninho foram dissecadas para a preparação citogenética. As metáfases foram obtidas de gânglios cerebrais de pré-pupas fêmeas, e os cromossomos foram corados com Giemsa. O cariótipo constante de 2n = 32 cromossomos para as populações estudadas foi registrado para W. auropunctata, e foram verificadas diferenças nas fórmulas cariotípicas para as localidades examinadas, de modo que foram encontrados três padrões diferentes: (A) 2K = 30M+2SM (Itacaré ), (B/C) 2K = 24M+8SM (Dário Meira e Florestal) e (D/E) 2K = 20M+8SM+4ST (Ilhéus e Jequié). Portanto, com variação de vinte a trinta cromossomos metacêntricos e de dois a oito cromossomos submetacêntricos para as populações investigadas, além da ocorrência de quatro cromossomos subtelocêntricos nas populações de Ilhéus e Jequié. Sugere-se que mais estudos citogenéticos sejam desenvolvidos com as populações regionais de W. auropunctata, a fim de gerar informações adicionais que permitam aumentar o conhecimento sobre os padrões de organização dos cariótipos dentro das localidades estudadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as informações, opiniões, dados, referências, citações e posicionamentos
expressos nos textos científicos publicados são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores/escritores, cabendo-lhes os elogios, as críticas e as possíveis conseqüências legais e jurídicas.Uma vez aceito para publicação, o autor concorda em ceder os direitos autorais da publicação do texto científico encaminhado à revista Luminária.