Biotecnologia em livros didáticos de biologia
uma análise CTS
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594373.2024.26.02.9656Resumo
Os livros didáticos (LDs) de Biologia são recursos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem e são frequentemente utilizados por professores em sua prática docente. A educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) contribui para a formação de indivíduos críticos e atuantes na sociedade, e materiais didáticos que abordam as inter-relações CTS favorecem a Alfabetização Científica e Tecnológica dos estudantes. Assim, este artigo teve como objetivo investigar como a educação CTS é abordada em LDs de Biologia, especificamente na discussão sobre Biotecnologia. A pesquisa, do tipo pesquisa documental e com abordagem qualitativa, utilizou da análise de conteúdo, adaptando as categorias elaboradas por Souza e Garcia (2019) com base nos pressupostos da educação CTS. A análise dos conteúdos de dez LDs revelou que alguns se destacaram pela presença de reflexões CTS, especialmente os LD3 e LD4. Em contrapartida, os LD7 e LD10 foram os que menos expressaram as categorias de análise. Foram identificadas fragilidades nos LDs, principalmente no que se refere ao caráter interdisciplinar e às referências às diversas dimensões (social, cultural e ambiental) que a ciência e a tecnologia podem impactar. Essas fragilidades podem refletir nas salas de aula, uma vez que os docentes utilizam amplamente os LDs, ressaltando a importância de ampliar as inter-relações CTS nos LDs.
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