Biotecnologia em livros didáticos de biologia

uma análise CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2024.26.02.9656

Resumo

Os livros didáticos (LDs) de Biologia são recursos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem e são frequentemente utilizados por professores em sua prática docente. A educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) contribui para a formação de indivíduos críticos e atuantes na sociedade, e materiais didáticos que abordam as inter-relações CTS favorecem a Alfabetização Científica e Tecnológica dos estudantes. Assim, este artigo teve como objetivo investigar como a educação CTS é abordada em LDs de Biologia, especificamente na discussão sobre Biotecnologia. A pesquisa, do tipo pesquisa documental e com abordagem qualitativa, utilizou da análise de conteúdo, adaptando as categorias elaboradas por Souza e Garcia (2019) com base nos pressupostos da educação CTS. A análise dos conteúdos de dez LDs revelou que alguns se destacaram pela presença de reflexões CTS, especialmente os LD3 e LD4. Em contrapartida, os LD7 e LD10 foram os que menos expressaram as categorias de análise. Foram identificadas fragilidades nos LDs, principalmente no que se refere ao caráter interdisciplinar e às referências às diversas dimensões (social, cultural e ambiental) que a ciência e a tecnologia podem impactar. Essas fragilidades podem refletir nas salas de aula, uma vez que os docentes utilizam amplamente os LDs, ressaltando a importância de ampliar as inter-relações CTS nos LDs.

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Biografia do Autor

Diovana Aparecida Carvalho da Silva, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, 2021), mestra em Educação Básica pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP, 2023) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná - PPGECM/UFPR, atuando no Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica - GEPACT (UFPR). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e Biologia, pesquisando principalmente nos temas: Educação CTS, Alfabetização Científica e Tecnológica, Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, Formação Docente.

Camila Juraszeck Machado, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui licenciatura em Ciências Biológicas (2006) e especialização em Biologia Animal e Saúde (2007) pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFI). Mestre em Biologia Evolutiva (2011) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora do curso de ciências biológicas da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de União da Vitória. Linhas de pesquisa: Alfabetização Científica e Tecnológica; Ensino de Ciências e Biologia sob o enfoque CTS; TDIC e análise de livros didáticos. 

Patrícia Barbosa de Fontes, Universidade Estadual do Paraná

Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (2010) e mestre em Biologia Evolutiva pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2013). Tem experiência em genética animal, atuando na área de citogenética clássica e molecular, assim como epigenética do complexo Astyanax scabripinnis. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) - campus de União da Vitória - PR (2017 - 2021). Atuou como coordenadora geral do Projeto de Extensão intitulado "Clube de Ciências Unespar" e como orientadora do Projeto de Extensão "Diálogos sobre a Ecotox!".

Aline Lubyi, Universidade Federal do Paraná

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR, 2022). Tem interesse em pesquisas nos temas: atividades lúdicas, formação docente, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.

Publicado

06-03-2025