AS POLÍTICAS ECONÔMICAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO E A EDUCAÇÃO

Autores

  • Fernanda de Aragão Mikolaiczyk Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2015.17.02.743

Resumo

O presente trabalho apresenta-se como uma tentativa de situar historicamente o trabalho na sociedade capitalista, por meio da análise das relações estabelecidas entre as polí­ticas de desenvolvimento econômico e a educação no Brasil, vislumbrando os limites e as possibilidades do trabalho constituir-se ou não como princí­pio educativo. O objeto de estudo são as relação existentes entre desenvolvimento e educação, estas, inseridas no contexto das polí­ticas desenvolvimentistas protagonizadas no Brasil a partir de 1930, na reforma dos Estados Nacionais a partir de 1980-1990 e em como a redefinição do papel dos Estados influenciou na prática da desregulamentação do mundo do trabalho e suas implicações recentes na educação pública do paí­s. Como referencial teórico e metodológico, o Materialismo Histórico Dialético possibilita por meio das categorias de desenvolvimento, Estado, trabalho e educação, analisar o Brasil e suas linhas gerais de desenvolvimento, tendo como referenciais centrais neste trabalho a concepção educacional de Antonio Gramsci e os trabalhos de autores marxistas. A partir desses, conclui-se que o trabalho como princí­pio educativo e como princí­pio metodológico, ainda é a forma em potência mais revolucionária de que dispõe o trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AÇíO EDUCATIVA. Banco Mundial em Foco: um ensaio sobre a sua atuação na educação brasileira e na da América Latina. Julho, 2005. Disponí­vel em: <http://www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/2348/1/banco_mundial_em_foco. pdf>. Acesso em: 11 Set. 2015.

ALVES, Giovanni. Neodesenvolvimentismo e precarização do trabalho no Brasil. Parte I. Disponí­vel em: <http://blogdaboitempo.com.br/2013/05/20/neodesenvolvimentismo-e-precarizacao-do-trabalho-no-brasil-parte-i/>. Acesso em: Acesso em: 11 Set. 2015a.

ALVES, Giovanni. Neodesenvolvimentismo e precarização do trabalho no Brasil. Parte II. Disponí­vel em: <http://blogdaboitempo.com.br/2013/08/19/neodesenvolvimentismo-e-precarizacao-do-trabalho-no-brasil-parte-ii/>. Acesso em: 11 Set. 2015b.

ALVES, Giovanni. Neodesenvolvimentismo e precarização do trabalho no Brasil. Parte III. Disponí­vel em: <http://blogdaboitempo.com.br/tag/neodesenvolvimentismo-e-precarizacao-do-trabalho-no-brasil/>. Acesso em: 11 Set. 2015c.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação e Sociedade, Campinas, SP, v. 25, n. 87, p. 335-351, maio/ago., 2004. Disponí­vel em: "¹http://www.scielo.br/pdf/es/v25n87/21460.pdf"º. Acesso em: Acesso em: 11 Set. 2015.

BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 1997. O Estado num mundo em transformação. Washington, D.C., 1997. Disponí­vel em: <http://www.acervo.epsjv.fiocruz.br/beb/textocompleto/mfn11116>. Acesso em: 11 Set. 2015.

BATISTA, Eraldo L.; CLARK, Jorge U.; PADILHA, Caio A. T. As relações entre educação e trabalho sob a perspectiva do ideário nacional-desenvolvimentista no governo Juscelino Kubitschek (1956-1961). VI Seminário do Trabalho - Trabalho, Economia e Educação no Século XXI, Marí­lia, SP, 26-30 maio 2008. Disponí­vel em: "¹http://www.estudosdotrabalho.org/anais6seminariodotrabalho/eraldolemebatistajorgeuilsonclarkcaioeaugustotoledopadilha.pdf"º. Acesso em: 11 Set. 2015.

BIELSCHOWSKY, Ricardo. Pensamento econômico brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. 4. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

BRASIL. Presidência da República. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasí­lia, 1995. Disponí­vel em: "¹http://www.bresserpereira.org.br/Documents/MARE/PlanoDiretor/planodiretor.pdf"º. Acesso em: Acesso em: 11 Set. 2015.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O conceito de desenvolvimento do ISEB revisitado. IX Encontro Nacional de Economia Polí­tica, Uberlândia, MG, 08-11 jun. 2004. Disponí­vel em: "¹http://www.sep.org.br/artigo/9_congresso_old/ixcongresso71.pdf"º. Acesso em: 11 Set. 2015.

CASTANHO, Sérgio. Globalização, redefinição do Estado Nacional e seus impactos. In: LOMBARDI, José Claudinei (Org.). Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais. 2 ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR: Caçador, SC: UnC, 2003, p. 13-37.

CHAVES, Miriam Waidenfeld. Desenvolvimentismo e pragmatismo: o ideário do MEC nos anos 1950. Cadernos de Pesquisa, São Luiz, MA, v. 36, n. 129, p. 705-725, set./dez. 2006. Disponí­vel em: "¹http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n129/a1036129.pdf"º. Acesso em: 11 Set. 2015.

FALLEIROS, Ialê; PRONKO, Marcela Alejandra; OLIVEIRA, Maria Teresa Cavalcanti de. Fundamentos históricos da formação/atuação dos intelectuais da nova pedagogia da hegemonia. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A direita para o social e a esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010, p. 39-96.

FIGUEIREDO, Ferdinando. As transformações do pós-guerra e o pensamento econômico da Cepal. Revista de Economia Polí­tica, São Paulo, SP, v. 10, n. 4, p. 138-150, out./dez. 1990. Disponí­vel em: "¹http://www.rep.org.br/pdf/40-9.pdf"º. Acesso em: 11 Set. 2015.

FIORI, José Luí­s. Para uma crí­tica da teoria Latino-Americana do Estado. In: ______. Em busca do dissenso perdido: ensaios crí­ticos sobre a festejada crise do Estado. Rio de Janeiro: Insight, 1995. p. 01-40.

FIORI, José Luí­s. Para uma economia polí­tica do Estado brasileiro. In: ______. Em busca do dissenso perdido: ensaios crí­ticos sobre a festejada crise do Estado. Rio de Janeiro: Insight, 1995. p. 121-161.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A dupla face do trabalho: criação e destruição da vida. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Orgs.). A experiência do trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro: D&A, 2002, p.11-27.

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. 35 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. 2 vol. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

KUENZER, Acácia. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luí­s (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2005. Disponí­vel em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2009/exclusao_includente_acacia_kuenzer.pdf>. Acesso em: 11 Set. 2015.

LAZARINI, Ademir Quintilio. A relação entre capital e educação escolar na obra de Dermeval Saviani: apontamentos crí­ticos. 2010. 532 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2010.

LEHER, Roberto. Reforma do Estado: o privado contra o público. Revista Educação, Saúde e Trabalho, Rio de Janeiro, RJ, 1(2), 27-51, set. 2003. Disponí­vel em: <http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r49.pdf>. Acesso em: 11 Set. 2015.

MANACORDA, Mario Alighiero. O que é trabalho. In: ______. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991, p. 43-66.

MARANHíO, Ricardo. O Estado e a polí­tica "populista" no Brasil (1954-1964). In: FAUSTO, Boris. História geral da civilização brasileira. São Paulo: Difel, 1981, p. 257-294.

MARX, Karl. O Capital. Crí­tica da economia polí­tica: Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

MÉSZAROS, István. A crise estrutural do capital. Revista Outubro, n. 4, 7-15. Disponí­vel em: <http://www.revistaoutubro.com.br/edicoes/04/out4_02.pdf>. Acesso em: 11 Set. 2015.

MIKOLAICZYK, Fernanda de Aragão. Desenvolvimentismo e Neodesenvolvimentismo: análise das polí­ticas econômicas e suas implicações para o trabalho e a educação. In: IX Seminário do Trabalho: trabalho, educação e neodesenvolvimentismo: 26 a 29 de maio de 2014, Marí­lia/SP. Anais do IX Seminário do Trabalho: trabalho, educação e neodesenvolvimentismo: 26 a 29 de maio de 2014. Marí­lia : Unesp, 2014., 2014. p. 1-22.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A direita para o social e a esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010.

PINTO, ílvaro Vieira. Ciência e Existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

SAVIANI, Dermeval. Debate sobre as relações entre educação, formação humana e ontologia a partir do método dialético. Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 31, n. 1, 183-209, jan./abr., 2013. Disponí­vel em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2013v31n1p185>. Acesso em: 11 Set. 2015.

WEFFORT, Francisco Correia. O populismo na polí­tica Brasileira. In: FURTADO, Celso (Coord.). Brasil: tempos modernos. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1979, p. 49-75.

Downloads

Publicado

15-06-2016