As preferências de metodologias de ensino de alunos do Ensino Médio na disciplina de Biologia

Autores

  • Vinícius Barros Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2022.24.02.4452

Resumo

O objetivo deste trabalho foi investigar a percepção de alunos do Ensino Médio frente a diferentes abordagens e técnicas de ensino-aprendizagem, priorizando a construção do conhecimento de forma ativa pelos alunos; bem como avaliar a satisfação e progressão dessa construção junto aos alunos através da proposição de feedback. Para isso, foi distribuí­do, ao final do ano letivo, um formulário para a realização da pesquisa de opinião dos alunos. A pesquisa foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Particular no municí­pio de Viçosa-MG. Após a análise dos dados, concluí­mos que as metodologias utilizando videos, práticas de laboratório, palestras, trabalhos em duplas e "300" foram muito bem recebidas e avaliadas pelos estudantes, mas ressaltamos que mesclar atividades ativas com metodologias passivas, que traduzem maior segurança na interiorização do conteúdo como ideal para a prática docente, uma vez que uma turma apresenta um grupo diversificado de indiví­duos com distintas necessidades educacionais. Concluí­mos que uma variedade metodológica, utilizando metodologias passivas e ativas, tradição e novidade, é um caminho a ser seguido pois proporciona uma aprendizagem motivadora e significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-02-2023