Aplicabilidade da conversão fotovoltaica para carregador de celular – Pesquisa em sala de aula

Autores

  • Aldeni Melo de Oliveira Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Giovanne Tavares Ferreira
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2021.23.01.3860

Resumo

Este estudo trata da pesquisa em sala de aula como estratégia de ensino. Objetivou-se a busca pela sustentabilidade no uso de carregadores de celulares utilizando energia fotovoltaica, principalmente por passageiros de ônibus e embarcações. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, descritiva e exploratória. Foi desenvolvida com alunos do ensino fundamental de uma escola de Macapá/AP, nas aulas de Ciências. Onde a partir da revisão teórica, os alunos realizaram entrevistas com passageiros de ônibus e embarcações, testaram protótipos de carregador de celular utilizando a energia fotovoltaica e analisaram os dados obtidos. Produziram mapas conceituais e discutiram os resultados, desenvolvendo a capacidade argumentativa. Os alunos sentiram-se altamente motivados após observarem os resultados obtidos durante as atividades desenvolvidas. Conseguiram ver a relação entre o conhecimento cientí­fico das aulas e a realidade do cotidiano e principalmente como podem fazer a diferença na sociedade.

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Biografia do Autor

Aldeni Melo de Oliveira, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Biólogo. Mestre em Ensino de Ciências. Doutor em Ensino, 2020.

Giovanne Tavares Ferreira

Acadêmico de Licenciatura em Letras, 2020.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Professora dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestradoem Ensino e Doutorado e Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas.Pesquisadora em Ensino de Ciências e Biologia, Iniciação í  Pesquisa, Metodologias Ativas de Ensino e de Aprendizagem.
Universidade Vale do Taquari - Univates

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Publicado

01-04-2021