Abordagem prática no conteúdo "˜densidade' com estudantes do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594373.2018.20.01.2268Resumo
Conteúdos referentes ao tema "densidade" inseridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino de Ciências nas escolas fundamentais regulares, normalmente passam despercebidos. Essa matéria e outras de igual complexidade são limitadas por serem aplicadas com resoluções de exercícios, sem aulas práticas. O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual José de Anchieta localizada no município de União da Vitória - PR, pelos acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do curso de Ciências Biológicas com a turma do nono ano do Ensino Fundamental, em 2017. Inicialmente, fez-se um pré-teste com os alunos, realizando perguntas referentes ao assunto. Em seguida, houve uma breve explicação sobre o conteúdo. Então, em laboratório, foram utilizados alguns materiais para a medição de suas respectivas massas e volumes e, após isso, calculou-se a densidade. Com isso, ocorreu uma correlação entre materiais utilizados no cotidiano dos alunos com os conceitos aprendidos. Ao final desse processo, fez-se um pós-teste a fim de constatar se os alunos haviam compreendido melhor o assunto trabalhado. Mostrando assim que, ultrapassar a barreira de aulas convencionais e teóricas, inserindo aulas práticas, a compreensão do conteúdo pelos alunos apresenta uma significativa melhora, proporcionando uma fixação efetiva do conteúdo.
Downloads
Referências
AAKER, D. et al. Pesquisa de marketing. 7. ed. Nova Iorque: John Wiley e Sons Inc, 2001.
BORGES, A.T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n° 3, 291-313, 2002.
BRADY, J. E.; HUMISTON, G. E. Química Geral. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 1986. Disponível em: <https://crispassinato.files.wordpress.com/2016/03/quc3admica-geral-volume-1-brady-e-humiston.pdf> Acesso em: 04 de jan. de 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf>. Acesso em: 27 de jun. de 2018
BYBEE, R. W.; DEBOER, G.E. Research on goals for the science curriculum. In: GABEL, D.L. (ed.) Handbook of Research on Science Teaching na Learning. Nacional Science Teachers Association. New York: Mc Millan Pub, 1996.
DE VITTA, A. Atuação preventiva em fisioterapia. São Paulo: Edusc Bauru, 1999.
FELTRE, R. Química Geral. Vol. 1. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2000.
GEWANDSZNAJDER, F. Ciências: Matéria e Energia. 1. ed. São Paulo: ítica, 2014.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: USP, 2012.
LIMA, M. E. C. C.; AGUIAR JÚNIOR, O.; CARO, C. M. D. A formação de conceitos científicos: reflexões a partir da produção de livros didáticos. Revista Ciência e Educação, v. 17, n. 4, p. 855-871, 2011.
MARANDINO, M. A prática de ensino nas licenciaturas e a pesquisa em ensino de ciências: questões atuais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 20, n. 2, p. 168-193, 2003.
MICHEL, M. H. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2005.
MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2000.
NERY, A; KILLNER, G. Ciências da Natureza. 4. ed. São Paulo: SM Ltda., 2015.
OLIVEIRA, R. J. Reflexões sobre a técnica, a ética e a educação no mundo de hoje. In: Chassot, A.I.; Oliveira, R.J. (Orgs). Ciência, ética e cultura na educação. São Leopoldo: Unisinos, 2001.
OLIVEIRA, J. P. T. A eficiência e/ou ineficiência do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, 4, 2014. Anais do Congresso. Porto: Anpae, 2014.
REIS, M. Química. 1. ed. São Paulo: Editora ítica, 2013. Disponível em: <https://crispassinato.files.wordpress.com/2016/03/quc3admica-martha-reis-vol-1.pdf> Acesso em: 5 de jan. de 2018.
ROSSI, A. et al. Reflexões sobre o que se Ensina e o que se Aprende sobre Densidade a partir da Escolarização. Química Nova na Escola, n. 30, 55-60, 2008.
SCHMIDT, W. Materiais Elétricos. 3. ed. São Paulo : Editora Edgard Blücher, 2010.
SHIMABUKU, V. Projeto Araribá – Ciências. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2010.
VARGAS, J. D. V. Massa e densidade de um corpo, 2016. Disponível em: <https://www.gcfaprendelivre.org/blog/massa_e_densidade_de_um_corpo/1.do> Acesso em: 10 de fev. de 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as informações, opiniões, dados, referências, citações e posicionamentos
expressos nos textos científicos publicados são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores/escritores, cabendo-lhes os elogios, as críticas e as possíveis conseqüências legais e jurídicas.Uma vez aceito para publicação, o autor concorda em ceder os direitos autorais da publicação do texto científico encaminhado à revista Luminária.