O ensino de Geografia no cotidiano escolar: percalços e resistências na prática pedagógica dos professores de Geografia na rede pública de ensino do Gama-DF.
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594373.2018.20.01.2131Resumo
O artigo visa identificar práticas pedagógicas dos professores de Geografia que contribuam na construção do raciocínio geográfico na Escola A, instituição pública de ensino, da rede pública na Região Administrativa do Gama-DF. Utilizou-se a abordagem qualitativa, pois as práticas pedagógicas em sala de aula envolvem questões estruturais e subjetivas. Dessa forma, essa permite articular diferentes epistemologias e procedimentos. O trabalho se divide em quatro momentos: estado da arte, metodologia, discussões dos resultados e considerações finais. No primeiro momento, levanta-se a discussão teórica relacionada a procedimentos teórico-metodológicos que podem ser utilizados na construção dos conhecimentos geográficos no ensino de Geografia. No segundo momento, elenca-se caminhos metodológicos que foram utilizados na pesquisa como pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Na pesquisa bibliográfica foram feitos levantamentos teóricos sobre o ensino da Geografia; em campo foram realizadas entrevistas e registro fotográfico. No terceiro momento, realizou-se discussões dos resultados encontrados. Esses mostraram mudanças em curso nas práticas de ensino da Geografia no processo de construção de seus conhecimentos. Dentre dessas, identificou a utilização de metodologias como de pinturas, de desenhos, de teatro, de dança, de música, e de projetos pedagógicos. Além disso, revelou-se a necessidade de fortalecimento da formação de professores de Geografia, tanto à inicial quanto a continuada, bem como da melhoria nas condições de infraestrutura. Portanto, por meio de procedimentos teórico-metodológicos diferentes têm acarretado em alternativas para o desenvolvimento do raciocínio geográfico na instituição de ensino estudada. Dessa forma, o estudo mostrou muitos percalços, mas também que os professores da Escola A, mesmo de maneira ainda particular e com suas limitações, têm conseguido desenvolver a construção do raciocínio geográfico em sua prática pedagógica cotidiana.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Tradução de Lígia Teopisto. Lisboa: Plátano, v. 1, 2003.
ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 2. ed. São Paulo: ARS Poética Editora Ltda., 1994.
ASCENÇíO, Valéria de Oliveira Roque; VALADíO, Roberto Célio. Professor de Geografia: entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno. In: Colóquio Internacional de Geocrítica. Barcelona: Universitad de Barcelona, Anais Eletrônicos, 2014. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/coloquio2014/Valerie%20de%20Oliveira%20y%20Roberto.pdf Acesso em: 30 de Novembro de 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia /
Secretaria de Educação Fundamental (5ª a 8ª série): geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Palestra com a Doutora Lana de Souza Cavalcanti no PPGEO. Youtube, 28 Agos. 2015. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=hHNUNadQ-n8> acesso em 16 de Fevereiro de 2018.
__________. O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA. Campinas, SP: Papirus, 2012.
DISTRITO FEDERAL (Ente Federativo). Anuário Estatístico do Distrito Federal. Secretaria do Governo, 2016. Disponível em:< http://www.anuariododf.com.br/regioes-administrativas/ra-ii-gama/>. Acesso em: 05 de Janeiro de 2018.
______. SEE. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇíO DO DISTRITO FEDERAL. Cadastro das instituições educacionais no Distrito Federal: Censo Escolar 2015. Brasília: SEE-DF, 2015. Disponível:http://www.cre.se.df.gov.br/ascom/documentos/censo/2015/cadastro_instituicoes_25nov15.pdf. Acessado em: 29 de Dez. 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários í prática educativa. 52º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GAUDIO, Rogata Soares Del. ENSINO DE GEOGRAFIA E FORMAÇíO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA CONTEMPORANEIDADE. In: ASCENÇíO, Valéria de Oliveira Roque... [Et al] (Orgs). Conhecimentos da Geografia: percursos de formação docente e práticas na sala de aula. Belo Horizonte: IGC, 2017.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. Tradução Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
LEITE, Cristina Maria Costa. O Lugar e a Construção da Identidade: os significados construídos por professores de Geografia do Ensino Fundamental. 2012, tese (Doutorado em psicologia)- Universidade de Brasília Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação,
LUZ NETO, Daniel Rodrigues Silva. et al. Um passeio pela modernidade: espaço, tempo e sociedade. Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais-ISSN: 2238-8052, v. 6, n. 2, p. 197-204.
MAPA DE BRASíLIA. Disponível em:< http://www.viagemdeferias.com/mapa/brasilia/>. Acesso 16 de Fevereiro de 2018.
MORIN, E.; CIURANA, R.; MOTTA, R. Educar na era planetária: O pensamento como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. Tradução Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
OLIVEIRA, Marlene Macário. A GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DIDíTICO-PEDAGÓGICO DO ENSINO. Revista Discente Expressões Geográficas. Florianópolis – SC, Nº02, p. 10-24, jun/2006 www.cfh.ufsc.br/~expgeograficas.
SILVEIRA, Denise Tolf. Pesquisa científica. In: GERHART, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolf (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todas as informações, opiniões, dados, referências, citações e posicionamentos
expressos nos textos científicos publicados são de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores/escritores, cabendo-lhes os elogios, as críticas e as possíveis conseqüências legais e jurídicas.Uma vez aceito para publicação, o autor concorda em ceder os direitos autorais da publicação do texto científico encaminhado à revista Luminária.