Diagnóstico do ensino de astronomia nas escolas da região do contestado
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594373.2017.19.02.1816Resumo
Para sanar defasagens no ensino de astronomia, a Secretária do Estado de Educação do Paraná, instituiu as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCEs) e o Caderno de expectativas de aprendizagem (CEA). No estado vizinho (Santa Catarina), o ensino é norteado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS). Assim, objetivou-se: (a) testar a hipótese que as DCEs e o CEA proporcionam efeito norteador, aumentando o aprendizado sobre conhecimentos de astronomia e (b), determinar quais conhecimentos específicos possuem maior defasagem de ensino. Entre 2015 e 2016 foram aplicados questionários em escolas de Porto União/SC e União da Vitória/PR. Os dados foram analisados por meio de estatística univariada e análises de variância. Os estabelecimentos de ensino que utilizam as DCEs e o CEA não apresentaram diferenças em relação í queles que utilizam os PCNS em termos de desempenho na avaliação aplicada. Contudo, houve diferentes taxas de pontuação entre séries, 44±2% para 6º ano, 56±1% para 7ºano 28±6% para 8º ano e 22±8% para 9º ano. Isso demonstra que conteúdos do 6º e 7º anos, são mais bem compreendidos pelos alunos. A maior defasagem encontra-se no ensino de conteúdos de 8º e 9º ano.
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