Reconhecendo a Microbiologia no nosso dia a dia pelo método PBL por estudantes do ensino médio

Autores

  • Leonardo Pinto Medeiros
  • Sara Scandorieiro
  • Angela Hitomi Kimura
  • Lilian Areal Marques
  • Gessica Dutra Gonçalves
  • Adriano Martin Feres Aranome
  • Gerson Nakazato
  • Alexandre Tadachi Morey
  • Renata Katsuko Takayama Kobayashi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594373.2017.19.01.1570

Resumo

A microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos e a relação destes com a nossa vida e meio ambiente. Entretanto, a microbiologia é um tema transmitido ao ensino médio, quase que exclusivamente de forma conceitual e teórica pelo professor, exigindo para sua compreensão, um alto ní­vel de abstração por parte do aluno, dificultando o processo de aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo aplicar a metodologia do PBL no ensino de microbiologia para o ensino médio, relacionando-a com o cotidiano dos estudantes. O PBL coloca o aluno como papel central na produção do conhecimento, visto que o mesmo deve procurar soluções para um problema que lhe é apresentado. O trabalho realizado fez parte do projeto de extensão "Reconhecendo a microbiologia no nosso dia a dia" , financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI-PR). Neste projeto atuaram docentes e discentes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e graduação, abrangendo cursos de diferentes áreas (Artes visuais, Biologia, Biomedicina, Farmácia, entre outros). Foram alvo desta ação de extensão 13 turmas do ensino médio público, totalizando 272 estudantes, em três cidades do Paraná (Londrina, Tamarana e São Jerônimo da Serra). Primeiramente 10 diferentes tutoriais foram preparados e alguns destes foram aplicados nas escolas públicas. A metodologia PBL teve uma boa aceitação, tanto pelos estudantes quanto pelos professores. Sendo assim, a aplicação do método PBL para o ensino de Microbiologia para o Ensino Médio se mostrou possí­vel e eficiente. Os alunos de ensino básico adotaram atitudes independentes, reflexivas e crí­ticas, participando como protagonista na construção do próprio conhecimento. Deste modo, a metodologia dialética associada com aulas práticas estimulou o trabalho em equipe, contribuindo para formação de cidadãos mais conscientes em relação aos microrganismos, pois compreenderam o papel destes em diversos aspectos de sua vida, saúde e meio ambiente.

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Biografia do Autor

Renata Katsuko Takayama Kobayashi, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Microbiologia

Area: Bacteriologia Básica e Aplicada

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Publicado

03-01-2018