O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus – Da Metáfora da Listra aos Sons do CAp

Autores

  • Damián Keller Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical, Universidade Federal do Acre e Instituto Federal do Acre
  • Maria Helena de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2613

Resumo

Apresentamos e discutimos resultados de duas aplicações do enfoque cognitivo-ecológico em música ubí­qua: no design de interação e no design instrucional. A descrição dos procedimentos utilizados na validação da metáfora da listra visa analisar as limitações e as vantagens da aplicação da perspectiva ecológica no desenvolvimento de recursos tecnológicos para o apoio à criatividade no contexto da educação informal. Também foram adotadas práticas ecocomposicionais dentro do contexto do ensino formal. Relatamos os procedimentos e os resultados obtidos em um estudo qualitativo longitudinal envolvendo alunos do ensino médio. Concluí­mos que o enfoque ecológico tem forte potencial de aplicação nas práticas criativas cotidianas. A proposta do presente trabalho constitui a primeira aproximação analí­tica ao ciclo completo de design educacional em ubimus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damián Keller, Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical, Universidade Federal do Acre e Instituto Federal do Acre

É professor associado na Universidade Federal do Acre. Pesquisador ní­vel 2 do CNPq, coordena o Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (NAP) desde 2003. Sua produção foca nas práticas criativas cognitivo-ecológicas e na música ubí­qua, e abrange mais de 150 publicações cientí­ficas, 20 projetos editoriais e múltiplos projetos artí­sticos financiados por agências de fomento do Brasil e dos EUA. Ele é membro e cofundador do Grupo de Música Ubí­qua. E-mail: dkeller@ccrma.stanford.edu

Maria Helena de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Área de Música do Colégio de Aplicação da UFRGS desde 2004, atuando em Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Básica. Desenvolve desde 2012 projetos de Pesquisa em Ubimus e suas aplicações no campo da Educação Básica junto ao CAp-UFRGS, envolvendo alunos através do Programa de Bolsas em Iniciação Cientí­fica modalidade Educação Básica - UFRGS-CNPq. Atualmente é coordenadora da Comissão de Pesquisa do Colégio de Aplicação da UFRGS. É membro pesquisadora do Grupo de Música Ubí­qua desde 2010. E-mail: helena.lima@ufrgs.br

Referências

AKESSON, I. (2011). Participation, orality and multidirectional music-making in a mediatized and professionalized world. In Current Issues in European Cultural Studies (pp. 521-526). Norrköping, Sweden: ACSIS Conference.

ANDEAN, J. (2011). Ecological psychology and the electroacoustic concert context. Organised Sound 16 (2), 125-133. (Doi: 10.1017/S1355771811000070.)

AUDACITY (2013). Audacity [Sound Editor]. http://audacity.sourceforge.net.

BAILES, F. (2007). The prevalence and nature of imagined music in the everyday lives of music students. Psychology of Music 35 (4), 555-570. (Doi: 10.1177/0305735607077834.)

BAKER, G.; FREGA, A. L. (2018). "Producing musicians like sausages": New perspectives on the history and historiography of Venezuela's El Sistema. Music Education Research 20 (4), 502-516. (Doi: 10.1080/14613808.2018.1433151.)

BLACKING, J. (1973). How Musical is Man?. Seattle, WA: University of Washington Press.

BROWN, A. R. (2015). Engaging in a sound musicianship. In G. E. McPherson (ed.),The Child as Musician: A handbook of musical development (pp. 208-220). Oxford: Oxford University Press. (ISBN: 9780191061875.)

BROWN, A. R.; KELLER, D.; LIMA, M. H. (2018). How ubiquitous technologies support ubiquitous music. In B.-L. Bartlee; L. Higgins (eds.), The Oxford Handbook of Community Music. Oxford: Oxford University Press.

BROWN, S. (2000). The 'musilanguage' model of human evolution. In N. L. Wallin; B. Merker; S. Brown (eds.), The Origins of Music (pp. 271-300). Cambridge, MA: MIT Press.

BURNARD, P. (2007). Reframing creativity and technology: Promoting pedagogic change in music education. Journal of Music Technology and Education 1 (1), 37-55. (Doi: 10.1386/jmte.1.1.37/1.)

BURTNER, M. (2005). Ecoacoustic and shamanic technologies for multimedia composition and performance. Organised Sound 10 (1), 3-19. (Doi: 10.1017/S1355771805000622.)

CAGE, J. (1952). 4"™ 33" [Tacet, for any instrument or combination of instruments]. New York, NY: Peters Editions (EP 6777a).

DONALD, M. (2006). Art and cognitive evolution. In M. Turner (ed.), The Artful Mind (pp. 3-20). Oxford, UK: Oxford University Press. (ISBN: 9780195306361.)

FANTAUZZACOFFIN, J.; ROGERS, J. D. (2013). Considering patterns of creative work process in creativity support. In Proceedings of the ACM CHI Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI"™13) (pp. 1-4). New York, NY: ACM.

FARIAS, F. M.; KELLER, D.; LAZZARINI, V; LIMA, M. H. (2015). Bringing aesthetic interaction into creativity-centered design: The second generation of mixDroid prototypes. Journal of Cases on Information Technology (17), 53-72. (Doi: 10.4018/JCIT.2015100104.)

FARIAS, F. M.; KELLER, D.; PINHEIRO DA SILVA, F.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V.; LIMA, M. H.; COSTALONGA, L.; JOHANN, M. (2014). Suporte para a criatividade musical cotidiana: mixDroid segunda geração. In D. Keller; M. H. Lima; F. Schiavoni (eds.), Proceedings of the V Workshop on Ubiquitous Music (V UbiMus). Vitória, ES: Ubiquitous Music Group.

FERRAZ, S.; KELLER, D. (2014). Preliminary proposal of the In-group, Out-group model of collective creation (MDF: Proposta preliminar do modelo dentro-fora de criação coletiva). Cadernos de Informática 8 (2), 57-67.

FERREIRA, E.; KELLER, D.; LIMA, M. H. (2016). Esboços sonoros em música ubí­qua: Perspectivas educacionais. Sonic Ideas 8 (15), artigo 12.

FIEDLER, S.; PATA, K. (2009). Distributed learning environments and social software: In search for a framework of design. In S. W. S. Hatzipanagos (ed.), Handbook of Research on Social Software and Developing Community Ontologies (pp. 145-158). Hershey, PA: Information Science Reference.

FREIRE, P. (1999). Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra.

GIBSON, J. J. (1977). The theory of affordances. In R. Shaw; J. Bransford (eds.), erceiving, Acting, and Knowing: Toward an Ecological Psychology (pp. 67-82). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates. (ISBN: 9780470990148.)

G-UBIMUS (2018). Grupo de Música Ubí­qua. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/ 2648608485465949, agosto.

HELSON, R. (1988). The creative personality. In K. Gronhaugh; G. Kaufman (eds.), Innovation: A Cross-Disciplinary Perspective (pp. 29-64). Oslo: Norwegian University Press.

HUTCHINS, E. (2005). Material anchors for conceptual blends. Journal of Pragmatics 37, 1555-1577.

ISAKSEN, S. G.; PUCCIO, G. J.; TREFFINGER, D. J. (1993). An ecological approach to creativity research: Profiling for creative problem solving. The Journal of Creative Behavior 27 (3), 149-170. (Doi: 10.1002/j.2162-6057.1993.tb00704.x.)

JAKUBOWSKI, K.; FARRUGIA, N.; HALPERN, A. R.; SANKARPANDI, S. K.; STEWART, L. (2015). The speed of our mental soundtracks: Tracking the tempo of involuntary musical imagery in everyday life. Memory & Cognition 43 (8), 1229--1242. (Doi: 10.3758/s13421-015-0531-5.)

KANE, B. (2007). L"™objet sonore maintenant: Pierre Schaeffer, sound objects and the phenomenological reduction. Organised Sound 12, 15-24. (Doi: 10.1017/S135577180700163X.)

KELLER, D. (1999). touch"™n"™go (toco y me voy) [Compact Disc]. New Westminster, BC: earsay productions.

KELLER, D. (2000). Compositional processes from an ecological perspective. Leonardo Music Journal 10, 55-60. (Doi: 10.1162/096112100570459.)

KELLER, D. (2018). Challenges for a second decade of ubimus research: Knowledge transfer in ubimus activities. Revista Música Hodie 18 (1), 148--165. (Doi: 10.5216/mh.v18i1.53578.)

KELLER, D., BARREIRO, D. L., QUEIROZ, M.; PIMENTA, M. S. (2010). Anchoring in ubiquitous musical activities. In Proceedings of the International Computer Music Conference (pp. 319-326). Ann Arbor, MI: MPublishing, University of Michigan Library.

KELLER, D.; CAPASSO, A. (2006). New concepts and techniques in eco-composition. Organised Sound 11 (1), 55-62. (Doi: 10.1017/S1355771806000082.)

KELLER, D.; FERREIRA, E.; PINHEIRO DA SILVA, F.; LIMA, M. H.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V. (2013). Criatividade musical cotidiana: Um estudo exploratório com sons vocais percussivos. In Anais do Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM. Natal, RN: ANPPOM.

KELLER, D.; LAZZARINI, V. (2015). Special Issue on Creativity-Centered Design and the Digital Arts. Journal of Cases in Information Technology (17), i-v.

KELLER, D.; LAZZARINI, V. (2017). Ecologically grounded creative practices in ubiquitous music. Organised Sound 22 (1), 61–72. (Doi: 10.1017/S1355771816000340.)

KELLER, D.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S. (eds.) (2014). Ubiquitous Music, Vol. XXVIII. Berlin and Heidelberg: Springer International Publishing. (ISBN: 978-3-319-11152-0.)

KELLER, D.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S. (2014). Ubimus through the lens of creativity theories. In D. Keller; V. Lazzarini; M. S. Pimenta (eds.), Ubiquitous Music (pp. 3-23). Berlin and Heidelberg: Springer International Publishing. (ISBN: 978-3-319-11151-3.)

KELLER, D.; LIMA, M. H. (2016). Supporting everyday creativity in ubiquitous music making. In P. Kostagiolas; K. Martzoukou; C. Lavranos (eds.), Trends in Music Information Seeking, Behavior, and Retrieval for Creativity. Vancouver, BC: IGI Global Press.

KELLER, D.; OTERO, N.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S.; LIMA, M. H.; JOHANN, M; COSTALONGA, L. L.(2015). Interaction aesthetics and ubiquitous music. In N. Zagalo; P. Blanco (eds.), Creativity in the Digital Age (pp. 91-105). London: Springer. (ISBN: 978-1-4471-6680-1.)

KELLER, D.; TIMONEY, J.. COSTALONGA, L.; CAPASSO, A.. TINAJERO, P.; LAZZARINI, V.; PIMENTA, M. S.; LIMA, M. H.; JOHANN, M. (2014). Ecologically grounded multimodal design: The Palafito 1.0 study. In Proceedings of the International Computer Music Conference (ICMC 2014) (pp. 1677-1684). Ann Arbor, MI: MPublishing, University of Michigan Library.

LAZZARINI, V.; COSTELLO, E.; YI, S.; FFITCH, J. (2014). Development tools for ubiquitous music on the world wide web. In D. Keller; V. Lazzarini; M. S. Pimenta (eds.), Ubiquitous Music (pp. 111-128). Heidelberg Berlin: Springer International Publishing. (ISBN: 978-3-319-11151-3.)

LAZZARINI, V.; KELLER, D.; KUHN, C.; PIMENTA, M.; TIMONEY, J. (2015). Prototyping of ubiquitous music ecosystems. Journal of Cases on Information Technology (17), 73-85. (Doi: 10.4018/JCIT.2015100105.)

LAZZARINI, V.; YI, S.; TIMONEY, J.,;KELLER, D.; PIMENTA, M. S. (2012). The Mobile Csound Platform. In Proceedings of the International Computer Music Conference (pp. 163-167). Ann Arbor, MI: MPublishing, University of Michigan Library.

LIMA, M. H. (2018). Theory and practice in Ubiquitous Music research at a Basic Education context with high school students in and out of the classroom. In Proceedings of the ISME 2018 - MISTEC - Music in the School and Teacher Education Commission, 22nd International Pre-Conference Seminar. Prague, Czech Republic: ISME.

LIMA, M. H.; KELLER, D.; FLORES, L. V. (2017). Eco-composition and everyday creative musical practices: theory and practice experience in ubiquitous music research at UFRGS Application School with high school students in and out of the classroom. In Music for and by Children. Online Proceedings of the International Conference Musichildren 2017 (pp. 139-151). Aveiro, Portugal: Universidade do Aveiro. (ISBN: 978-972-789-539-7.)

LIMA, M. H.; KELLER, D.; FLORES, L. V.; FERREIRA, E. (2017). Ubiquitous music research: Everyday musical phenomena and their multidisciplinary implications for creativity and education. Journal of Music, Technology and Education 10 (1), 73-92. (Doi: 10.1386/jmte.10.1.73_1.)

LIMA, M. H.; KELLER, D.; OTERO, N.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V.; JOHANN, M.; COSTALONGA, L. (2014). Ecocompositional techniques in ubiquitous music practices in educational settings: Sonic sketching. In E. Himonides; A. King (eds.), Proceedings of the SEMPRE (MET2014): Researching Music, Education, Technology: Critical Insights (pp. 123-127). London: iMerc.

LIMA, M. H.; KELLER, D.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V.; MILETTO, E. M. (2012). Creativity-centred design for ubiquitous musical activities: Two case studies. Journal of Music, Technology and Education 5 (2), 195-222. (Doi: 10.1386/jmte.5.2.195_1.)

LORDELO, E. R. (2010). A Psicologia Evolucionista e o conceito de cultura. Estudos de Psicologia (Natal) 15, 55 - 62.

MAZZONI, D.;DANNENBERG, R. (2000). Audacity. http://audacity.sourceforge.net/about/credits.

MILETTO, E. M.; PIMENTA, M. S.; BOUCHET, F.; SANSONNET, J.-P.; KELLER, D. (2011). Principles for music creation by novices in networked music environments. Journal of New Music Research 40 (3), 205-216. (Doi: 10.1080/09298215.2011.603832.)

MITHEN, S. J. (2007). The singing neanderthals: The origins of music, language, mind and body. Cambridge, MA: Harvard University Press. (ISBN: 9780674025592.)

NEWELL, A.; SHAW, J. C.; SIMON, H. (1958). The processes of creative thinking. Santa Monica, CA: Rand Corporation. http://www.rand.org/content/dam/rand/pubs/papers/2008/P1320.pdf.

NORMAK, P.; PATA, K.; KAIPAINEN, M. (2012). An ecological approach to learning dynamics. Educational Technology & Society 15 (3), 262-274.

PIMENTA, M. S.; FLORES, L. V.; RADANOVITSCK, E. A. A.; KELLER, D.; LAZZARINI, V. (2013). Aplicando la metáfora de marcación temporal para actividades creativas con mixDroid. In D. Keller,;D. Quaranta; R. Sigal (eds.), Sonic Ideas, Vol. Criatividade Musical / Creatividad Musical. Morelia, México: CMMAS.

PIMENTA, M. S.; KELLER, D.; FLORES, L. V.; LIMA, M. H.; LAZZARINI, V. (2014). Methods in creativity-centred design for ubiquitous musical activities. In D. Keller; V. Lazzarini; M. S. Pimenta (eds.), Ubiquitous Music (pp. 25-48). Berlin and Heidelberg: Springer International Publishing. (ISBN: 978-3-319-11152-0.)

PINHEIRO DA SILVA, F.; KELLER, D.; FERREIRA, E.; PIMENTA, M. S.; LAZZARINI, V. (2013). Everyday musical creativity: Exploratory study of ubiquitous musical activities (Criatividade musical cotidiana: Estudo exploratório de atividades musicais ubí­quas). Música Hodie 13, 64-79.

RADANOVITSCK, E. A. A.; KELLER, D.; FLORES, L. V.; PIMENTA, M. S.; QUEIROZ, M. (2011). mixDroid: Marcação temporal para atividades criativas. In L. Costalonga; M. S. Pimenta; M. Queiroz; J. Manzolli; M. Gimenes; D. Keller; R. R. Farias (eds.), Proceedings of the XIII Brazilian Symposium on Computer Music (SBCM 2011). Vitória, ES: SBC.

RUNCO, M. A. (2004). Creativity. Annual Review of Psychology 55 (1), 657-687. (Doi: 10.1146/annurev.psych.55.090902.141502.)

RUVIARO, B. T. (2012). From Schaeffer to *lorks: An expanded definition of musical instrument in the context of laptop orchestras. In Proceedings of the 1st Symposium on Laptop Ensembles & Orchestras (pp. 23-26).

SACKS, O. (2007). Alucinações musicais: Relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo, SP: Companhia das Letras. (ISBN: 9788543802107.)

SCHAFER, R. M. (1977). The Tuning of the World. New York, NY: Knopf.

SCHIAVONI, F. L.; CARDOSO, T. T. S.; GOMES, A. L. N.; RESENDE, F. R.; SANDY, J. M. S. (2018a). Utilização do ambiente Mosaicode como ferramenta de apoio para o ensino de computação musical. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: UFSJ.

SCHIAVONI, F. L.; SILVA, E. X.; CANÇADO, P. G. N. (2018b). Orchidea: Uma Orquestra de Dispositivos Móveis. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua (UbiMus 2018). São João del Rei, MG: UFSJ.

SILVA, S. L.; KELLER, D.; FARIAS, F. M.; PINHEIRO DA SILVA, F.; MELO, M. T. S.; PEREIRA, V. S.; BESSA, W. R. B. (2016). Criatividade musical cotidiana e atividade fí­sica: Estudo exploratório. In Anais do Workshop em Música Ubí­qua (UbiMus 2016). Växjö, Sweden: Linnaeus University.

SILVA, S. L.; KELLER, D.; PEREIRA, V. S.; BESSA, W. R. B. (2016). Estratégias de aferição da criatividade com público infantil: Utilizando í­cones faciais em atividades com a metáfora de marcação temporal. In Anais do Simpósio Internacional de Música na Amazônia (SIMA 2016). Belém, PA: EMUFPA.

SMALL, C. (1986). Performance as ritual: Sketch for an enquiry into the true nature of a symphony concert. The Sociological Review 34 (S1), 6-32. (Doi: 10.1111/j.1467-954X.1986.tb03312.x.)

TANAKA, A. (2009). Sensor-based musical instruments and interactive music. In R. T. Dean (ed.), The Oxford Handbook of Computer Music (pp. 233-257). New York, NY: Oxford University Press. (ISBN: 9780195331615.)

THORGERSEN, C. F. (2014). Lose control, listen to each other, and create - understanding cooperative music making from a chiasmatic perspective. Reconstruction 14 (2).

TRUEMAN, D. (2007). Why a laptop orchestra?. Organised Sound 12 (2), 171-179. (Doi: 10.1017/S135577180700180X.)

WEISBERG, R. W. (1993). Creativity: Beyond the myth of genius. New York, NY: W. H. Freeman. (ISBN: 9780716723677.)

WESSEL, D.; WRIGHT, M. (2002). Problems and prospects for intimate musical control of computers. Computer Music Journal 26 (3), 11-22. (Doi: 10.1162/014892602320582945.)

Downloads

Publicado

01.09.2018

Como Citar

Keller, D., & de Lima, M. H. (2018). O enfoque cognitivo-ecológico no design ubimus – Da Metáfora da Listra aos Sons do CAp. Revista Vórtex, 6(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2613

Edição

Seção

Artigos | Dossiê "Ubimus"