Apontamentos históricos e desdobramentos perceptuais sobre o gênero visual music

Autores

  • Antenor Ferreira Corrêa Universidade de Brasí­lia

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2608

Resumo

Sobretudo a partir da década de oitenta, alguns artistas visuais que desejavam imitar as qualidades não-representacionais da música absoluta acabaram por engendrar um novo gênero artí­stico que veio a ser denominado como visual music. Neste artigo, são apresentados apontamentos históricos gerais que antecederam o estabelecimento da visual music como gênero visual nos Estados Unidos e Europa e também algumas obras de autores brasileiros que, embora não as classificassem como visual music, conceberam-nas em acordo com os princí­pios daquela estética. Por fim, são considerados os aspectos diferenciais das novas possibilidades perceptuais trazidas com a visual music em relação às convenções cinematográficas estabelecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antenor Ferreira Corrêa, Universidade de Brasí­lia

Professor Adjunto da Universidade de Brasí­lia (UnB). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB na linha de Arte e Tecnologia. Possui pós-doutorado pela Universidade da Califórnia (UCR) com bolsa CAPES; doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) bolsa CAPES; mestrado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É autor dos livros Music in a Intercultural Perspective (2016), A mente musical em uma perspectiva interdisciplinar (2015), Análise Musical como Princí­pio Composicional (2014) e Estruturações Harmônicas Pós-Tonais (2006). É autor de diversas obras musicais, de ví­deo-arte e visual music. Atualmente desenvolve a pesquisa de cooperação internacional sob o tí­tulo Intercultural Processes of Teaching and Learning (financiamento CAPES/STINT (governo sueco). E-mail: antenorferreira@yahoo.com.br

Referências

COHEN, A. Film music perspectives from cognitive psychology. In: Music and Cinema. Eds. James Buhler, Caryl Flinn, and David Neumeyer. Hanover NH: University Press of New England, 2000.

CORRÊA, Antenor Ferreira. Visual Music: a new perceptual synthesis. In: Sonus Design, Volume 37, No. 1 Fall, 2016, pp.1-10.

DYER, Richard. Side by Side: Nino Rota, Music, and Film. In: Goldmark, D., Kramer, L., Leppert, R. Beyond the Soundtrack: Representing Music in Cinema. Berkeley (CA): University of California Press, 2007.

EVANS, Brian. Foundations of a Visual Music. In: Computer Music Journal, Vol. 29, No. 4, Visual Music (Winter, 2005), pp. 11-24. The MIT Press. Available at: www.jstor.org/stable/3681478

SOUZA, F. Falci de; MAIA, Adolfo. Obtaining Visual Music Dynamic Textures from Grains of Sound and Light. In: Understanding Visual Music, 2013, Buenos Aires. Proceedings of Understanding Visual Music 2013, 2013.

JONES, Randy; NEVILE, Ben. Creating Visual Music in Jitter: Approaches and Techniques. Computer Music Journal. Vol. 29, No. 4, 2005, pp. 55-70. MIT Press available at: www.jstor.org/stable/3681482

KRAMER, Lawrence. Musical Meaning: Toward a Critical History. Berkeley: University of California Press, 2001. http://ark.cdlib.org/ark:/13030/kt838nc7wj/

KALINAK, Kathryn. Settling the Score: Music and the Classical Hollywood Film. Wisconsin: University of Wisconsin Press, 1992.

LEITE, Vânia Dantas. Video Music: a new musical genre. Proceedings of EMS Conference. Buenos Aires, 2009. Disponí­vel em: http://www.ems-network.org/ems09/papers/dantas.pdf acessado dia 22 de junho de 2018.

MORITZ, William. Towards an Aesthetics of Visual Music. 1986. Available at: http://www.centerforvisualmusic.org/TAVM.htm . Accessed: 27/03/2014

MORITZ, William. The Dream of Color Music, and Machines that Made it Possible. Available in:

http://www.awn.com/mag/issue2.1/articles/moritz2.1.html

NORTH, A. C., & HARGREAVES, D. J. The effects of music on responses to a dining area. Journal of Environmental Psychology, 18, 1996, 55-64.

PENN, William. Music and Image: a pedagogical approach. In: Indiana Theory Review, Vol. 11. Indiana: Indiana University, 1991, pp. 47-63.

SMITH, Silvia & SMITH, Stuart. Visual Music. In: Perspectives of New Music, Vol. 20, No. 1/2 (1981/1982), pp. 75-93. Available at: www.jstor.org/stable/942402

Accessed: 21/01/2014.

SMITH, Jeff. Movie music as moving music: Emotion, cognition, and the film score. In: C. Plantinga & G.M. Smith (Eds.) Passionate Views: Film, Cognition, and Emotion. Baltimore: Johns Hopkins University Press; 1999, pp.146-167.

WATKINS, Julie. Composing Visual Music: Visual Music Practice at the Intersection of Technology, Audio-visual Rhythms and Human Traces. Body, Space & Technology, 17(1), 2018, pp. 51–75.

Downloads

Publicado

01.09.2018

Como Citar

Corrêa, A. F. (2018). Apontamentos históricos e desdobramentos perceptuais sobre o gênero visual music. Revista Vórtex, 6(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2608

Edição

Seção

Artigos