Processos identitários na relação de Stravinsky com a música popular americana

Autores

  • Alexy Viegas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2603

Resumo

Considerando especialmente os empréstimos de música popular americana tomados por Stravinsky durante o seu perí­odo neoclássico, este artigo apresenta reflexões a respeito de processos a partir dos quais a identidade modernista de Stravinsky pode ter se articulado. Em alguns momentos, Stravinsky estabelece alianças situacionais que ocorrem através da reinterpretação da música do passado e, em algumas circunstâncias, associa sua estética neoclássica à música popular. O presente texto procura debater a aproximação de Stravinsky com a conceito de se compor obras tendo como base "a ideia do popular americano" , observando que tais empréstimos refletem o fato de que Stravinsky não se voltou exclusivamente à música da tradição concertista durante sua fase neoclássica, mas também aos sons e à inventividade de seu próprio tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexy Viegas, Universidade de São Paulo

Alexy Viegas é Doutor em Música (2017) pela Universidade de São Paulo (USP) com duplo estágio sanduí­che (ULaval-Canadá, 2015; e CUNY-EUA, 2015-2016); Mestre em Música (2010) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Bacharel em Música Popular (2008) pela Faculdade de Artes do Paraná (UNESPAR-FAP). Integrou grupos de pesquisa coordenados pelos professores Joseph Straus (2015 a 2016) durante estágio sanduí­che na City University of New York (CUNY-EUA), e Serge Lacasse (2015) durante estágio sanduí­che na Universitè Laval (ULaval-Canadá). Possui experiência na docência de ní­vel superior através de estágio na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde lecionou as disciplinas de Editoração Musical, Piano e Arranjos Instrumentais (2009-2010); foi professor de Harmonia no Conservatório de MPB de Curitiba (CMPB) (2011 a 2012) e professor particular de Harmonia e Piano (desde 2008). Realizou visita técnica (2017) ao Instituto Paul Sacher, em Basel (Suí­ça), onde trabalhou com manuscritos originais de Stravinsky na produção de sua tese de Doutorado. E-mail: alexyviegas@hotmail.com

Referências

ALTHUSSER, Louis. Ideology and Ideological State Apparatuses. In: Lenin and Philosophy and other Essays. New York: Monthly Review Press, 1971.

BERNSTEIN, Leonard. Homage to Stravinsky. Written for the London Symphony concert and television broadcast, 6 April. Disponí­vel em < http://www.leonardbernstein.com/cond_stravinsky.htm > 1972.

BOMBERG, Douglas E. European Perceptions of Ragtime: Hindemith and Stravinsky. In: BUDDS, Michael J. (editor). Jazz and the Germans: Essays on the Influence of "Hot" American Idioms on 20th Century German Music. Hillsdale: Pendragon Press, 2002.

BOTSTEIN, Leon. Verbete "Modernism". In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians, second edition, editado por Stanley Sadie and John Tyrrell. London: Macmillan Publishers, 2001. Disponí­vel em < http://www.oxfordmusiconline.com/public/ > Acesso em 19 de setembro de 2016.

BUTLER, Christopher. Stravinsky as modernist. In: CROSS, Jonathan (Ed.). The Cambridge Companion to Stravinsky. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

CARR, Maureen. After the Rite: Stravinsky"™s Path to Neoclassicism. New York: Oxford University Press, 2014.

COOKE, Mervyn. The Chronicle of Jazz: Year-by-year, the Personalities, the Stories, the Innovations Behind This Century's Most Exciting Music. [S.l.]: Abbeville Press, 1998.

EVANS, Joan. Stravinsky's Music in Hitler's Germany. In: Journal of the American Musicological Society, Vol. 56, No. 3, pp. 525-594, 2003.

FRITH, Simon. "What is good music?". In: SHEPHERD, J. (Ed.). Alternative musicologies/les musicologies alternatives: special number (10: 2) of Canadian University Music Review, p. 92-102, 1990.

GENDRON, Bernard. Between Montmartre and The Mudd Club: Popular Music and The Avant-Garde. Chicago: University of Chicago Press, 2002.

HEBDIGE, Dick. Subculture: The Meaning of Style. London: Methuen, 1979.

HEYMAN, Barbara B. Stravinsky and Ragtime. In: The Musical Quaterly, n. 64(4), p. 543-562, 1982.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemony and Socialist Strategy: towards a radical democratic politics. London: Verso, 1985.

______. "Post-marxism without apologies". New Left Review, 166, p. 79-106, 1987.

MAWER, Deborah. Ravel"™s theory and practice of jazz. In: Ravel Studies. New York: Cambridge University Press, 2010.

MIDDLETON, Richard. Studying Popular Music. Philadelphia: Open University Press, 1990.

POPLE, Anthony. Misleading voices: contrast and continuities in Stravinsky studies. In: Analytical Strategies and Musical Interpretation: Essays on Nineteenth- and Twentieth-Century Music. Editores: AYREY, Craig; EVERIST, Mark. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

RAVEL, Maurice; ORENSTEIN, Arbie (ed.). Contemporary Music. In: A Ravel Reader: Correspondence, Articles, Interviews. Mineola: Columbia University Press, 2003.

STEIN, Leonard. Schoenbeng and "Kleine Modernsky". In: Confronting Stravinsky: man, musician, and modernist. Editado por Jann Pasler. Los Angeles: University of California Press, 1986.

STRAUS, Joseph. "The "˜Anxiety of Influence"™ in Twentieth-Century Music". The Journal of Musicology. Vol. 9, No. 4, p. 430-447. University of California Press, 1991.

______. Stravinsky's Late Music. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

STRAVINSKY, Igor. Dialogues and a diary. Doubleday: Garden City, 1963.

TARUSKIN, Richard. Back to whom? Neoclassicism as ideology. In: 19th-Century Music, vol. 16, nËš 3, p. 286-302, 1993.

______. Stravinsky and the Russian Traditions: A Biography of the Works through Mavra. Los Angeles: University of California Press, 1996.

VIEGAS, Alexy. Investigação acerca do elemento popular na peça Ragtime para onze instrumentos, de Igor Stravinsky. ISSN: 1980-5071. Revista Cientí­fica/FAP (Curitiba. Online), v. 7, p. 119-138, 2011.

______. Stravinsky"™s Ragtime for Eleven Instruments: Historical and Stylistic Considerations. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 24, p. 8, 2018.

VILA, Pablo. Práticas musicais e identificações sociais. In: Significação – Revista de Cultura Audiovisual, n. 38, p. 247-277, 2012.

WALSH, Stephen. Verbete "Stravinsky, Igor (Fyodorovich)". In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians, second edition, editado por Stanley Sadie and John Tyrrell. London: Macmillan Publishers, 2001. Disponí­vel em < http://www.oxfordmusiconline.com/public/ > Acesso em 19 de setembro de 2016.

______. Stravinsky: A creative spring: Russia and France 1882 – 1934. Los Angeles: University of California Press, 2002.

Downloads

Publicado

01.09.2018

Como Citar

Viegas, A. (2018). Processos identitários na relação de Stravinsky com a música popular americana. Revista Vórtex, 6(2). https://doi.org/10.33871/23179937.2018.6.2.2603

Edição

Seção

Artigos