Oceanos Para saxofone alto e eletrônica em tempo real

Autores

  • Danilo Rossetti UNICAMP
  • Pedro Bittencourt UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1328

Resumo

Partitura da obra "Oceanos" de Danilo Rossetti, interpretação de Pedro Bittencourt.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Rossetti, UNICAMP

Danilo Rossetti é compositor e pesquisador. Estudou composição instrumental e eletroacústica com José Manuel López López, Flo Menezes e Silvio Ferraz, e processos de interação na música mista com Alain Bonardi e Anne Sèdes. Atualmente é doutorando em Música pelo Instituto de Artes da UNICAMP (2013 - 2016) na área de Sonologia, com apoio da FAPESP e orientação e Silvio Ferraz. Entre 2014 - 15 realizou doutorado sanduí­che no CICM da Université Paris 8 sob a supervisão de Anne Sèdes. Seus principais objetos de pesquisa são a composição do som a partir dos paradigmas ondulatório e granular, percepção e modulação da forma, além das formas interação e convergência entre os meios instrumental e eletroacústico. É Bacharel em Composição e Regência e Mestre em Música pela UNESP, sob orientação de Flo Menezes, com dissertação sobre as noções de tempo nos escritos teóricos e nas composições de Iannis Xenakis. Suas obras instrumentais, acusmáticas e mistas foram executadas em diversos paí­ses da América Latina, América do Norte, Europa e Oceania. É autor, dentre outras publicações, de "Modelos de composição e percepção em Xenakis: Concret PH e o Pavilhão Philips" (Revista Opus v. 18 nº 1) e "Forma musical como um processo: do isomorfismo ao heteromorfismo" (Revista Opus v. 22 nº 1, em coautoria com Silvio Ferraz).

Pedro Bittencourt, UFRJ

Pedro Bittencourt (Rio de Janeiro, 1975) é saxofonista, professor e pesquisador dedicado í  música de concerto e contemporânea. Se apresentou em diversos festivais no Brasil, França, Alemanha, Suí­ça, Portugal, Espanha, Grécia, Eslovênia, Canadá, México, Cuba e China. Professor assistente de saxofone da Escola de Música da UFRJ, efetivo desde 2012. Diretor do Conjunto de Sax da UFRJ (ensemble de saxes). Fundador, diretor e saxofonista do ABSTRAI ensemble. Se apresenta regularmente como solista e músico da OSN-UFF (Orquestra Sinfônica Nacional da UFF), OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira) e da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Doutor em Estéticas, Ciências e Tecnologias das Artes/Música pelo CICM (Centro de Informática e Criação Musical) da Universidade de Paris 8, França. Sua pesquisa sobre músicas mistas para saxofones teve orientação do compositor Horacio Vaggione e contou com uma bolsa de estudos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal. Mestrado em Musicologia na Universidade de Bordeaux III, França, sobre o Orestes de Iannis Xenakis. Artista residente no ZKM, Instituto de Música e Acústica em Karlsruhe, Alemanha, onde criou o projeto multimí­dia Ondas Segundo Poetas e gravou o CD ENLARGE YOUR SAX pelo selo alemão Wergo. Estudos de saxofone e música de câmara contemporânea no Conservatoire National de Région de Bordeaux, França, na classe de Marie-Bernadette Charrier (Diplôme d'Etudes Musicales e Perfectionnement). Iniciou os estudos de saxofone com Mecenas Magno aos 10 anos de idade. Pedro Bittencourt toca saxofones Selmer (sopranino, soprano, alto, tenor, barí­tono e baixo) com boquilhas e palhetas Vandoren.

Downloads

Publicado

31.10.2016

Como Citar

Rossetti, D., & Bittencourt, P. (2016). Oceanos Para saxofone alto e eletrônica em tempo real. Revista Vórtex, 4(2), 1–10. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.2.1328

Edição

Seção

Partitura