Considerações iniciais sobre o conceito de referencialidade numa pesquisa em composição com meios acústicos

Autores

  • Marcelo Villena UFMG

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2013.1.2.432

Resumo

O presente texto visa apresentar discussões iniciais sobre o conceito de referencialidade no contexto de uma pesquisa acadêmica em composição avaliando a possibilidade de seu uso como embasamento teórico para um trabalho com meios acústicos baseado na escuta de sons ambientais. Revisa-se, num primeiro momento, a aplicação do termo em discussões estéticas do século XX, dentro do ambiente da música eletroacústica, para posteriormente deduzir suas possí­veis aplicações para composição com meios acústicos (instrumentos e objetos do cotidiano) em uma ampla gama de possibilidades performáticas. Destaca-se a maior abrangência do termo em relação a terminologias próprias da tradição (mí­mesis, música descritiva) pela sua aplicação em todas as categorias da tricotomia dos signos do semiólogo Charles Sanders Pierce.

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Biografia do Autor

Marcelo Villena, UFMG

Bacharel em composição musical pela UFRGS, mestre em música pela UFPR (Teoria e Criação). Cursa doutorado em música na UFMG (Processos Analí­ticos e Criativos)

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Publicado

30.12.2013

Como Citar

Villena, M. (2013). Considerações iniciais sobre o conceito de referencialidade numa pesquisa em composição com meios acústicos. Revista Vórtex, 1(2), 99–109. https://doi.org/10.33871/23179937.2013.1.2.432

Edição

Seção

Artigos