Entrevista com Harry Crowl

Autores

  • Harry Crowl Universidade Federal do Paraná
  • Antonio Spoladore Hurtado Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.18

Palavras-chave:

música eletroacústica, preservação em música, documentação, composição musical, música contemporânea,

Resumo

A presente entrevista trata da preservação e do processo composicional da obra Convivium (1986), do compositor Harry Crowl. A obra foi composta em fita magnética, fator que dificulta a sua preservação. Através da entrevista, o compositor revela aspectos do processo de preservar uma obra de forma independente, levando em conta as relações entre o processo composicional, o contexto sócio-polí­tico em que foi criada e a mí­dia que foi utilizada para armazená-la. Com base nessas relações, torna-se possí­vel digitalizar a obra com o intuito de preservá-la. Além disso, a entrevista trata de alguns detalhes das condições de trabalho da maioria dos compositores de música eletroacústica no Brasil na década de 1980, possuindo, portanto, uma importância musicológica.

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Biografia do Autor

Harry Crowl, Universidade Federal do Paraná

Harry Crowl (1958 –) é compositor e musicólogo radicado em Curitiba desde 1994. Tem formação em Música, Letras e Semiótica no Brasil, e nos EUA, estudou composição na Juilliard School of Music. Foi Professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná/UNESPAR até 2019. É Diretor Artí­stico da Orquestra Filarmônica da UFPR. Entre os prêmios recebidos destacam-se, "Encomenda de Obra", 2012 e 2014, da FUNARTE, para os quais escreveu "Mirabilis Jalapa", estreado na XXa. Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no Rio de Janeiro, em 2013, e; "Elogio da Sombra", para clarone e orquestra de cordas, estreada na XXIa. Bienal, em 2015.

Antonio Spoladore Hurtado, Universidade Federal do Paraná

Antonio R. Spoladore Hurtado (1996 –) é mestrando na área de Composição Musical pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob orientação de Felipe de Almeida Ribeiro. Possui graduação em Produção Sonora e Criação Musical, também na Universidade Federal do Paraná, no ano de 2018. Desenvolve pesquisas sobre composição musical, música eletroacústica e áudio, com ênfase em processos composicionais e preservação e performance de música eletroacústica. Estudou composição com Felipe Ribeiro, Roseane Yampolschi, Clayton Mamedes, Indioney Rodrigues e Maurí­cio Dottori. Atua como compositor, produtor musical, guitarrista, professor e pesquisador. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0474-582X

Referências

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Publicado

15.05.2021

Como Citar

Crowl, H., & Hurtado, A. S. (2021). Entrevista com Harry Crowl. Revista Vórtex, 9(1), 18. https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.18

Edição

Seção

Entrevista

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