Horizontalizando Relações entre Obra, Performances, Compositor e Performer

Autores

  • Bruno Madeira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.3

Palavras-chave:

Performance musical, Interpretação musical, Violão clássico

Resumo

Embasado em algumas das importantes reflexões teóricas das últimas três décadas, o artigo objetiva discutir a percepção não-hierarquizada de relações entre obra, performances, compositor e performer, defendendo que a obra musical é um conjunto formado pela partitura e suas múltiplas interpretações e performances. Através de uma revisão bibliográfica, o artigo procura contribuir para a compreensão de posturas e decisões interpretativas da comunidade violoní­stica contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Madeira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Premiado nos maiores concursos de violão do Brasil, o violonista Bruno Madeira vem se destacando como solista, professor e pesquisador. Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas, Bruno se apresentou como solista e camerista (em duos com flauta, piano, canto e violino) em diversos festivais, salas e séries de concerto do Brasil, Argentina, Alemanha, Equador, República Tcheca e Eslováquia. Atualmente é professor da Universidade do Estado de Santa Catarina, sendo regularmente convidado para realizar masterclasses em universidades, conservatórios e festivais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3869-9828

Referências

ALMEIDA, Alexandre. Por uma visão de música como performance. Opus, v. 17, n. 2, 2011.

BITTAR, Valéria. Músico e Ato. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

CARLEVARO, Abel. Guitar Masterclass Volume I: Fernando Sor 10 Studies. Heidelberg: Chanterelle, 1985.

COOK, Nicholas. Between Process and Product: Music and/as Performance. Music Theory Online, v.7, n.2, 2001.

GODLOVITCH, Stan. Musical Performance: A Philosophical Study. London: Routledge, 1998.

GOODMAN, Nelson. Variations of Variation: or Picasso back to Bach. In: GOODMAN, Nelson; ELGIN, Catherine. Reconceptions in Philosophy and Other Arts and Sciences. Indianapolis/Cambridge: Hackett Publishing, 1988.

KIVY, Peter. Authenticities: philosophical reflections on musical performance. Ithaca: Cornell University, 1997.

LEECH-WILKINSON, Daniel. The Changing Sound of Music: Approaches to Studying Recorded Musical Performance. London: CHARM, 2009. Disponí­vel em <https://www.charm.kcl.ac.uk/studies/chapters/intro.html>, acesso em 26 mar. 2020.

MADEIRA, Bruno. Considerações sobre análise musical e performance. In: XXIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Anais... Natal, 2013.

MELLO, Ricardo. Concerto para violão e pequena orquestra de H. Villa-Lobos: Um estudo comparativo entre edições e manuscritos. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

MOLINA, Sidney. O violão na Era do Disco: Interpretação e desleitura na arte de Julian Bream. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica). Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

MORAIS, Luciano; GLOEDEN, Edelton. Duas versões da Sonata 3, de Manuel Ponce: o uso da gravação como construção de uma fonte primária. In: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Anais... Campinas, 2017.

NUNES, Emanuel. Edição crí­tica da sonata para violão de Guerra-Peixe a partir das fontes primárias. Dissertação (Mestrado em Linguí­stica, Letras e Artes). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

OLIVEIRA JÚNIOR, Jorge. Manuel de Falla Homenaje a Debussy: uma edição mista. Dissertação (Mestrado em Musica). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

OROSCO, Maurí­cio. Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone: Edição crí­tica a partir da versão de Sérgio Abreu. Tese (Doutorado em Música). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

RAHMEIER, Pieter. Suí­te para Violão de Ernst Mahle: uma edição crí­tica e de performance. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

RODRIGUES, Fernando. Obras brasileiras da Coleção Turí­bio Santos: Processo de elaboração de uma edição crí­tica. Tese (Doutorado em Música). Universidade Estadual de Campinas, 2018.

SIMÕES, Renan. Lendas Capixabas para violão de Carlos Cruz: uma edição crí­tico-interpretativa. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SMALL, Christopher. Musicking: The Meanings of Performing and Listening. Hanover: Wesleyan University Press, 1998.

SPOHR, Louis. Violinschule, trad. John Bishop. London: R. Cocks & Co., 1843 [1832].

p.

TARUSKIN, Richard. Text and act: essays on music and performance. New York: Oxford University, 1995.

ZANON, Fábio. Entrevista realizada por Ricardo Dias no dia 28 de março de 2020 para a página Violão para Todos. Disponí­vel em: <https://www.facebook.com/violaoparatodos20/videos/204678977618583/>, acesso em 28 mar. 2020.

Downloads

Publicado

15.12.2020

Como Citar

Madeira, B. (2020). Horizontalizando Relações entre Obra, Performances, Compositor e Performer. Revista Vórtex, 8(3), 1.3. https://doi.org/10.33871/23179937.2020.8.3.1.3

Edição

Seção

Artigos