Composição para Piano a Quatro Mãos e Dois Comentários de Edson Zampronha: Elementos musicais de identificação e de sincronia técnico-interpretativa

Autores

  • Maria Bernardete Castelan Póvoas Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Luís Cláudio Barros Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2168

Resumo

Neste artigo são discutidas questões que orientaram a realização pianí­stica da obra Composição para Piano a Quatro Mãos e Dois Comentários (1985-2005) do compositor Edson Zampronha (1963-). É resultado de um processo que iniciou na audição, escolha e prática instrumental da obra para a sua realização em Recital-Palestra. Objetiva-se abordar aspectos relativos à sincronia e integração de movimentos entre os pianistas, e assinalar elementos musicais de correlação entre as três peças que constituem a obra em destaque, com a finalidade de otimizar o trabalho e a execução pianí­stica de repertório para piano a quatro mãos. Os conteúdos apresentados referem-se, teórica e praticamente, ao desempenho e coordenação de movimentos em gestos e à interpretação da obra, e encontram-se aplicados em excertos musicais, considerados os efeitos sonoros vinculados a caracterí­sticas especí­ficas de cada peça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Bernardete Castelan Póvoas, Universidade do Estado de Santa Catarina

É Doutora e Mestre em Música pela UFRGS, orientada por Celso L. Chaves, com residência na Universidade de Iowa (EUA), e por Cristina C. Gerling e Dirce Knijnik (Mestrado). É professora associada na UDESC, atuando no Bacharelado e Pós-Graduação. Desenvolve pesquisa interdisciplinar sobre desempenho pianí­stico e música de câmara, com publicação nos periódicos Em Pauta, Revista Eletrônica de Musicologia/UFPR, Opus e DaPesquisa, e em Anais de eventos. Realiza recitais solo e de câmara, estreou obras e gravou CDs. Desde 2010, integra o Duo Castelan & Barros com Luí­s Claudio Barros. E-mail: bernardetecastelan@gmail.com

Luís Cláudio Barros, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor de piano da UDESC. É Doutor em Piano pela UFRGS, orientado por Any Raquel Carvalho e Ney Fialkow, com residência na Universidade de Connecticut (EUA) e estágio com Roger Chaffin no Music Psychology Lab. É Mestre em Piano pela Eastman School of Music (EUA), orientado por Nelita True, e Bacharel em Piano pela FAMES, orientado por Célia Ottoni. Dentre inúmeros prêmios, detêm seis primeiros lugares em Concursos de Piano. Tem publicações em congressos e periódicos da área e realiza recitais solo e de câmara, destacando o Duo Castelan & Barros. E-mail: luisclaudiobarros@yahoo.com.br

Referências

BARROS, Luí­s Cláudio. A pesquisa empí­rica sobre o planejamento da execução instrumental: uma reflexão crí­tica do sujeito de um estudo de caso. [Doutorado em Música]. Porto Alegre-BR: UFRGS, 2008.

MACHADO, Fernanda Rosa. Abordagens de estudo e performance na obra Elegí­a de Edson Zampronha para violoncelo e eletroacústica [Dissertação de Mestrado]. Natal-RN: UFPR, 2015.

MAGGIL, Richard A.. Aprendizagem motora – conceitos e aplicações. Tradução: Aracy Mandes da Costa. São Paulo SP: Edgard Blücher, 2005.

PÓVOAS, Maria Bernardete Castelan. Ação pianí­stica, desempenho e controle do movimento: uma perspectiva interdisciplinar. Salvador-BA: In: III Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Salvador: EDUFBA, 2007: 540–548.

_______. Ciclos de movimento – um recurso técnico-estratégico interdisciplinar de organização do movimento na ação pianí­stica. Brasí­lia-DF. In: XVI Congresso da ANPPOM. Brasí­lia: UNB, 2006. p. 665-670.

_______. Princí­pio da Relação e Regulação do Impulso-Movimento. Possí­veis Reflexos na Ação Pianí­stica. [Doutorado em Música]. Porto Alegre-BR: UFRGS, 1999.

_______. BARROS, Luí­s Cláudio. O efeito da antecipação do gesto pianí­stico: Recursos sonoro-interpretativos e estratégias de estudo na prática das Brasilianas n.8 e n.12 para piano a quatro mãos de Osvaldo Lacerda (1927-2011). Aveiro, PT. In: Performa15 International Conference on Musical Performance. Aveiro: UA, 2015, p. 1-14.

SCHMIDT, Richard Allen; LEE, Timothy D.. Aprendizagem e Performance Motora – dos princí­pios í aplicação. Porto Alegre: Artmed Editora, 9ª Edição, 2014.

SCHMIDT, Richard Allen; Wrisberg, Craig A.. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem de aprendizagem baseada no problema. 2001.

SlOBODA, John A.. A mente musical. Tradução: Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina PR: Eduel, 2008.

TEIXEIRA, Luis Augusto. Controle Motor. Darueri SP: Manole Editora, 2010.

Discografia

Edson Zampronha: Sensibile: ZAMPRONHA, Edson (Compositor), MASTROGIOVANNI, Attilio (Intérprete, piano). São Paulo: Clássicos Editorial, Espaço Promon. 2006 1 CD.

Downloads

Publicado

29.12.2017

Como Citar

Póvoas, M. B. C., & Barros, L. C. (2017). Composição para Piano a Quatro Mãos e Dois Comentários de Edson Zampronha: Elementos musicais de identificação e de sincronia técnico-interpretativa. Revista Vórtex, 5(3), 1–26. https://doi.org/10.33871/23179937.2017.5.3.2168

Edição

Seção

Artigos