A identificação do mito da sereia a partir da análise do "Lied Der Fischerknabe" , de Franz Liszt

Autores

  • Rosedalia Carlos de Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Helvis Costa Universidade Federal de Goiás
  • Angelo José Fernandes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.10

Palavras-chave:

Análise, Lied, Franz Liszt, Mito, Perí­odo Romântico,

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar, a partir da aplicação de vertentes analí­ticas, como Franz Liszt (1811-1886) materializa o mito da sereia em seu Lied Der Fischerknabe, sobre texto do escritor germânico Friedrich Schiller (1759-1805). O levantamento bibliográfico revela que Liszt é historicamente lembrado pelo seu exacerbado virtuosismo e por sua contribuição ao trajeto evolutivo que a harmonia seguiria nas décadas ulteriores; porém, é negligenciado como compositor de canções frente a seus contemporâneos, como Schubert, Schumann, Wolf e Brahms. Em Der Fischerknabe, Liszt traça uma í­ntima relação entre texto e música, vinculando as imagens subjetivas da poesia à sua linguagem harmônica, às conduções melódicas, ao caráter modulatório, à figuração de acompanhamento, e aos constantes contrastes tonais, apresentando assim imagens lí­tero-musicais vinculadas ao mito da sereia. Assim, tal lirismo e simbiose entre texto e música alcançados por Liszt neste Lied avizinham-se dos consagrados procedimentos de outros gênios vinculados ao gênero.

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Biografia do Autor

Rosedalia Carlos de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Rosedalia Carlos de Oliveira é graduada em Canto erudito e Mestre em Performance pela Universidade Federal de Goiás, tendo defendido sua dissertação sobre um ciclo de canções do compositor Almeida Prado com poemas de Manuel Bandeira na linha de análise musical. Foi bolsista pela CAPES. Como soprano lí­rico, tem atuado como solista sob a batuta de diversos regentes executando repertórios de diversos gêneros. Na área pedagógica atuou no IFG, no curso de Licenciatura em Música. Foi integrante do naipe de sopranos do Coro Sinfônico Jovem de Goiás no qual atuou como monitora. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNICAMP, no qual desenvolve pesquisa sobre o timbre na música de câmara vocal de Almeida Prado, sob orientação do Prof. Dr. Angelo José Fernandes. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1484-9083

Helvis Costa, Universidade Federal de Goiás

Helvis Costa é Mestre em Performance Musical e Bacharel em violão pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG). É Professor Adjunto desde 2012 na mesma instituição, lecionando Violão, Contraponto, Harmonia, Análise Musical e orientação de trabalhos acadêmicos. Atualmente é coordenador dos cursos de Música/Bacharelado e das Oficinas de Música da UFG, Programa de Extensão voltado ao ensino de música para a comunidade. Desenvolve trabalhos como solista e camerista (duo de violões, violão e violino, violão e canto), participando da estreia de peças dos compositores goianos Estércio Marques Cunha e Luiz Gonçalves. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4380-1591

Angelo José Fernandes, Universidade Estadual de Campinas





Angelo José Fernandes tem se dedicado com grande sucesso por sua dedicação í  música vocal e í  pedagogia do canto. É docente do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP, sendo responsável por significativa produção artí­stica e acadêmica. Doutor em Música, tem se dedicado ao estudo da técnica vocal nos diversos perí­odos históricos e sua aplicação na performance atual, além de liderar um grupo de pesquisa que estuda a obra vocal do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca de quem foi aluno. É diretor artí­stico do Coro Contemporâneo de Campinas e do Ópera Estúdio UNICAMP. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6117-6702

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Publicado

15.05.2021

Como Citar

de Oliveira, R. C., Costa, H., & Fernandes, A. J. (2021). A identificação do mito da sereia a partir da análise do "Lied Der Fischerknabe" , de Franz Liszt. Revista Vórtex, 9(1), 10. https://doi.org/10.33871/23179937.2021.9.1.10

Edição

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