Ciclo Hápticos, para Quinteto de Sopros (mov.3) (áudio anexo)
Resumo
Memorial e partitura de Ciclo Hápticos, escrita em 2014 para quinteto de sopros. O memorial descreve brevemente as ferramentas metodológicas empregadas para o planejamento e criação da obra. De um lado, para produção do material melódico-harmônico foi empregado o Sistema-Gr de composição musical, desenvolvido por Carlos Almada (2014). Do outro lado, para organização formal, utilizamos o software Partitions - que faz parte do conjunto de programas do Parsemat, elaborado por Pauxy Gentil-Nunes (2009) – o qual informa o conjunto total de possibilidades de partições de um dado número.Downloads
Referências
ALMADA, Carlos de L. O Sistema-Gr de composição musical. Disponível em: http://grupomusmat.files.wordpress.com/2014/01/sistema-gr.pdf . Acessado em: 01.05.2014.
_______________. O Sistema-Gr de composição musical baseada nos princípios de variação progressiva e Grundgestalt. Música e Linguagem, Vitória, vol. 2, nº 1, p.1-16, 2013.
_______________. Um modelo analítico para variação progressiva e Grundgestalt. In: XXII ENCONTRO ANUAL DA ANPPOM, 2012. João Pessoa. Anais ... João Pessoa: UFPB, 2012.
GENTIL-NUNES, Pauxy. Análise Particional: uma mediação entre composição musical e teoria das partições. Tese (Doutorado em Música), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2009.
SANTOS, Jorge L. L. A Textura Musical na Obra de Pierre Boulez. [Dissertação]. Vol.1. UFRJ, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Jorge Luiz de Lima Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.