O processo de adaptação para violão do Capriccio em Ré maior (SW 91.2, SW 25*) para alaúde barroco de Silvius Leopold Weiss (1687-1750)

Autores

  • André Freitas Simão Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1333

Resumo

Este trabalho trata do estudo e processo de transcrição e adaptação para o violão da obra Capriccio (SW 91.2, SW 25*) de Silvius Leopold Weiss (1687-1750), composta originalmente para alaúde barroco. Existem três fontes primárias diferentes dessa obra que estão presentes nos manuscritos das coleções de Londres (London Weiss Ms., British Library of London) e Varsóvia (Warszawa, Biblioteka Uniwersytecka, Polska). Em 2003, a Lute Society of America publicou uma versão restaurada da obra realizada pelo alaudista Michel Cardin, que combinou essas três diferentes fontes, sendo essa edição juntamente com os manuscritos a base da transcrição para o violão aqui apresentada. A diferença de afinação e do número de cordas entre o alaúde e o violão gera, na adaptação para o violão, problemas devidos às caracterí­sticas idiomáticas técnico-musicais presentes na obra que devem ser analisados e cujas soluções são discutidas através de exemplos musicais. No final a transcrição integral da obra é apresentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Freitas Simão, Universidade de Évora

Violonista e professor. É bacharel em violão pelo Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Pós-graduado em performance instrumental pela Hochschule für Musik Nürnberg (Alemanha) e mestre pela Universität Mozarteum Salzburg (Áustria). Atualmente é aluno do curso de doutorado em performance instrumental pela Universidade de Évora (Portugal). Foi bolsista da FAPESP, DAAD e KAAD. Premiado em diversos concursos de música no Brasil e exterior. Considerado pela revista alemã Akustik Gitarre como um "solista de dimensões internacionais", já realizou recitais como solista e em grupos de música de câmara em diversos paí­ses na Europa, América do Sul, Àfrica e Ásia, em cidades como Paris, Viena, Salzburg, Munique, Frankfurt, Budapeste, Den Haag, Seoul, Cairo, São Paulo e Rio de Janeiro.

Referências

BARON, Ernst G. The study of the lute. Versão em inglês de Douglas Alton Smith do tratado Historisch-theoretische und practische Untersuchung des Instruments der Lauten (1727). Redondo Beach: Instrumenta Antiqua Publications, 1976.

BORGES, Rafael G. O uso de scordatura para a execução no violão de obras compostas para alaúde barroco: Transcrição e exemplos extraí­dos da obra de Silvius Leopold Weiss. Dissertação de mestrado. Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

BOYD, Malcolm. Arrangement. In: SADIE, Stanley (editor). The new Grove Dictionary of Music and Musicians. Second Edition. London: Macmillan Publishers Limited, Vol. 2, 2001, pp. 65-71.

BURLEY, Raymond (Ed.); Weiss, Silvius Leopold. Anthology of selected pieces. Mainz und London: Schott, 1993. Partitura.

CARDIN, Michel. Weiss´ Capriccio Restored. LSA Quarterly, Minneapolis, Vol. 38, no. 4200, pp. 15-19, 2003.

CARDIN, Michel. The London Manuscript unveiled: 12 Analysis Conclusions. 2014. Disponí­vel em <http://brilliantclassics.com/media/965237/95070-Weiss-COMPLETE-Liner-notes-Download.pdf >. Acesso em 20.11.2015.

CARDOSO, R. D. C. Repertório barroco e suas possibilidades ao violão: aspectos teóricos e métodos transcritivos a partir das cordas dedilhadas. Dissertação de mestrado. Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2014.

CHIESA, Ruggero (Ed.); Weiss, Silvius Leopold. Intavolatura di liuto: Trascrizione in Notazione Moderna di Ruggero Chiesa conforme all"™originale del British Museum. Milano: Edizioni Suvini Zerboni, 1967. 2 Volumes. Partitura.

CRAWFORD, Tim (Ed.). The Moscow Weiss"™ Manuscript. Columbus: Editions Orphée, 1995.

CRAWFORD, Tim (Ed.). Silvius Leopold Weiss – Sämtliche Werke für Laute. Band 5. Teil 1. Kassel: Bärenreiter, 2002.

CRAWFORD, Tim (Ed.): Silvius Leopold Weiss – Sämtliche Werke für Laute. Band 7. Kassel: Bärenreiter, 2007.

FARSTAD, Kejtil. German Galant Lute Music in the 18th Century. Tese de Doutorado. Studies from the Department of Musicology, University of Göteborg No.58, Göteborg, 2000.

FREIMUTH, Michael; LEGL; Frank, LUTZ, Markus (Ed.): Lautenmusik aus Schloss Rohrau. Werke von Silvius Leopold Weiss und anderen. Frankfurt/Main: Deutsche Lautengesellschaft e.V, 2010.

GARDEN, Greer. Port de voix. In: Sadie, Stanley (editor). The new Grove Dictionary of Music and Musicians. Segunda Edição. London: Macmillan Publishers Limited, Vol. 20, 2001. P. 184.

HOFFMAN-ERBRECHT, Lothar. Der Lautenist Silvius Leopold Weiß und Johann Sebastian Bach, in: Gitarre & Laute Magazine, 6/1987, pp. 19-23.

KÄPPEL, Hubert. Die Technik der modernen konzert Gitarre. Brühl: AMA Musikverlag, 2011.

KOONCE, Frank (Ed.). Johann Sebastian Bach. Johann Sebastian Bach. The Solo lute Works. San Diego: Neil A. Kjos Music Company, Second Edition, 2002.

KRAUSE, Ansgar. Weiss: 6 Stücke. Mainz: Schott Music, 2011. Partitura.

LUNDBERG, Robert. The German Baroque Lute, 1650 to 1750. Journal of the Lute Society of America, Minneapolis, Vol.32, pp. 1-34, 1999 [a].

LUNDBERG, Robert: Weiss"™s Lutes: The Origin of the 13-Course German Baroque Lutes. Journal of the Lute Society of America, Minneapolis, Vol. 32, 1999, pp. 35-66 [b].

NEU, Ulrike. Harmonik und Affektgestaltung in den Lautenkompositionen von Silvius Leopold Weiß. Frankfurt (Main): Peter Lang, 1995.

RAGOSSNIG, Konrad. Handbuch der Gitarre und Laute. Mainz: Schott, 2003.

RINEHART, Alan (Ed.); Weiss, Silvius Leopold. The Moscow "˜Weiss"™ Manuscript: M.I. Glinka State Central Museum of Musical Culture, MS 282/8: Transcribed and edited by tim Crawford. Columbus: Editions Orphée, 1995. Partitura.

REILLY, Edward; SMITH, Douglas Alton & CRAWFORD, Tim: Weiss (2) Silvius [Sylvius] Leopold Weiss. Em: Sadie, Stanley (editor): The new Grove Dictionary of Music and Musicians. Second Edition. London: Macmillan Publishers Limited, 2001, Vol. 27, pp. 253-257.

SCHLEGEL, Andreas. Die Laute in Europa. Menziken: The Lute Corner, 2006.

SIMíO, André Freitas. The process of arranging Silvius Leopold Weiss"™ solo lute works for guitar from the Rohrau collection. Dissertação de mestrado, Universität Mozarteum Salzburg, 2013.

SMITH, Douglas Alton: The Late Sonatas of Silvius Leopold Weiss. Tese de Doutorado. Department of Music of Stanford University, 1977.

Downloads

Publicado

31.12.2016

Como Citar

Simão, A. F. (2016). O processo de adaptação para violão do Capriccio em Ré maior (SW 91.2, SW 25*) para alaúde barroco de Silvius Leopold Weiss (1687-1750). Revista Vórtex, 4(3), 1–36. https://doi.org/10.33871/23179937.2016.4.3.1333

Edição

Seção

Artigos