OUTROS MODOS DE RELAÇÃO COM A IMAGEM PROJETADA: Do plano da tela para o espaço

Autores

  • Ellen Medeiros Nunes Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2016.3.1.144-152

Palavras-chave:

artes visuais, interdisciplinaridade, arte contemporânea, arquitetura, cinema expandido, corpo

Resumo

O ensaio é voltado à reflexão da migração do dispositivo cinema para os espaços da arte, com o objetivo de observar as modificações ocorridas nesse dispositivo, focando a relação entre projetor/ imagem projetada/ arquitetura do espaço expositivo/ corpo do espectador. Pressupõe- se aqui que o cinema expandido antecipa muitas das problemáticas que norteiam a produção norte americana da década de 1960 e 1970. Este momento marca a passagem da escultura moderna para a contemporânea, que, sob a influência do minimalismo, abstracionismo e arte conceitual, quebra os cânones sob os quais a escultura moderna se assentava e funda novas relações espaciais.

Essa apuração se dá por meio da leitura de "Between the black box and the white cube" de Andrew V. Uroskie, "Modern sculpture reader" organizado por John Wood, David Hulks e Alex Potts, "Language of new media" de Lev Manovich, "A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual" de Edmond Couchot, "O complexo arte-arquitetura" de Hal Foster, "A escultura no campo ampliado" e "Passages" de Rosalind Krauss, "No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte" de Brian O'Doherty, "Esculpindo o espaço" de Agnaldo Farias, "The experience machine: Stan VanDerBeek's movie drome and the expanded cinema" de Gloria Sutton e "Between the black box and the white cube" de Andrew V. Uroskie.

Para demonstrar esta hipótese trago a obra "Line describing a cone" de Anthony McCall, "Shutter interface" de Paul Sharits e "Movie drome" de Stan VanDerBeek. Todas as obras foram estudadas a partir de textos escritos pelos próprios artistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Medeiros Nunes, Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes

Mestrado em Poéticas Visuais - Escola de Comunicação e ArtesUniversidade de São Paulo -

Downloads

Publicado

2016-06-24

Edição

Seção

Ensaios