O(s) Iberê Camargo:

Seus brinquedos e carretéis preferidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.93-105

Resumo

RESUMO

Este artigo pretende enfatizar o artista e sua representação da natureza humana em sua produção de xilogravuras artísticas. Iberê buscou refletir sua infância e sua a vida social e política, principalmente em seus brinquedos, ou seja, seus carretéis que gerou uma série de xilogravuras que mostram claramente a importância que dava ao trabalho e a reprodução do espaço social, suas xilogravuras são espelhos da realidade de uma época.

 Palavra chave: Xilogravura. Carretéis. Conflitos Sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

luís fernando zulietti, FAAP-SP

Pós Doutor em Ciências Sociais Econômica ( Arte, Mí­dia e Polí­tica) pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP. Doutor em Ciências Sociais Econômicas pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP . Mestre em Planejamento Urbano Regional em Economia. Especialista em Gestão de Marketing pela Université du Québec à Montreal-Canadá. Graduado em Ciência Econômicas UVP-SP. Graduado em Educação Fí­sica pela Escola de Educação Fí­sica do Exército -RJ. Graduado em Artes Plástica-New York University, School of Education, Office of Art, N.Y.,USA. Atua como professor avaliador do Ministério da Educação- INEP/MEC. Avaliador Institucional do Conselho Estadual de Educação/SP. Atua como pesquisador do Núcleo de Pesquisa Neamp-PUC-SP e do Núcleo de Pesquisa da UQAM du Québec à Montréal. Participa de Bancas de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação da PUC-SP e UNITAU. Pesquisador bolsista da Funadesp-SP, Coordenador de Pós- Graduação FAAP-SJC-SP, foi Conselheiro Cientí­fico da Revista de Pesquisa Veris (grupo Ibmec), Coordenador da CETEC-Educacional S. A - São José dos Campos-SP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica. Pesquisador bolsista da Funadesp-SP, Coordenador de Pós- Graduação FAAP-SJC-SP, foi Conselheiro Cientí­fico da Revista de Pesquisa Veris (grupo Ibmec), Coordenador da CETEC-Educacional S. A - SJCampos-SP. Tem experiência na área de Economia, com

Silvia Helena Nogueira, Faculdade Anhanguera

Professora Doutora em Língua Portuguesa pela USP, atuando como Professora da Faculdade Anhanguera de Jacareí e docente em cursos de atualização na área.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos