Do Embelezamento à “Beleza Feia”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.160-172

Resumo

Neste estudo apresenta-se um processo de criação sobre autorretrato a partir da selfie, desenvolvido em um programa de pós graduação em artes visuais em nível de doutorado. Objetiva-se discutir a transfiguração do rosto por meio de uma subversão do embelezamento facial com máscara de argila e efeitos de aplicativos de edição de selfie. A pesquisa está embasada no conceito de ‘embelezamento’, de Danto (2015), e a abordagem metodológica segue as três dimensões propostas por Rey (2002), resultando em autorretratos que exibem um rosto transfigurado, disforme, em decorrência do modo operatório utilizado. Isso permitiu concluir que a criação de uma subversão do embelezamento convencional revela uma “beleza feia” que diz mais sobre a transfiguração do rosto como conteúdo conceitual e contribui para pensar a beleza volátil das inúmeras selfies postadas, cotidianamente, nas redes sociais como potência criativa na realização do autorretrato inserido no contexto da arte contemporânea e em diálogo com as tecnologias atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Tubias Schraiber, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Artes Visuais - Licenciatura e Bacharelado/Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Mestre em Artes Visuais; doutorando no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFSM - linha de pesquisa Arte e Tecnologia; foi professor substituto no Departamento de Artes Visuais da UFSM; participante do Grupo de Pesquisa Arte e Design CNPq-UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Graduada em Artes Visuais/Desenho e Plástica - Bacharelado/UFSM); Graduada em Design/Comunicação Visual - Bacharelado/UFSM; Mestre e Doutora em Engenharia de Produção/Gestão do Design pela Universidade Federal de Santa Catarina; professora associada do Departamento de Artes Visuais da UFSM; Líder do Grupo de Pesquisa Arte e Design CNPq-UFSM.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos em Poéticas