Lady Dimistrescu em Resident Evil Village: a massificação da cultura BDSM através dos memes

Autores

  • José Antônio Loures Professor de Artes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
  • Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa Doutorando em Educação Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Dayane Costa Oliveira da Silva Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM/UFG).

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.189-204

Palavras-chave:

Game Studies, BDSM, Dimitrescu, Memes

Resumo

O artigo versa de forma ensaí­stica sobre uma trí­ade formulada pelos seguintes pilares teórico-metodológicos: 1) a cultura BDSM e games; 2) a personagem Lady Dimitrescu de Resident Evil: Village, de 2021; e 3) os memes e seu impacto na sociedade pós-moderna sob ótica da Memética. Parte-se do sentido de que a conexão entre essas frontes resulta na massificação e compartilhamento de uma cultura de nicho que parte do underground para o mainstream, tendo um game e uma personagem como força-motriz desse processo. Como metodologia, emprega-se um estudo de caso clássico ao mesmo tempo em que traz os holofotes à uma perspectiva teórico-ensaí­stica de Observação-Participante. Evidencia-se, portanto, uma intimidade vivencial entre consumir a cultura pop pelos games ao mesmo tempo em que se massifica uma cultura de nicho, justificando essa mí­dia como uma tecnologia da imagem e do imaginário.

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Biografia do Autor

José Antônio Loures, Professor de Artes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Artista multimí­dia, professor de Histórias em Quadrinhos, e produtor cultural. Doutor em Artes pela Universidade de Brasí­lia (UnB). Mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor de Artes noInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trabalha na linguagem da arte computacional, histórias em quadrinhos, webarte, fake arte e gamearte. Também pesquisa sobre transhumanismo, jogos de tabuleiro, cibercultura, sexualidade e práticas divinatórias.

Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa, Doutorando em Educação Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Doutorando em Educação Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco e Membro do Coletivo Interdisciplinar de Pesquisa em Games (CIPEG).

Dayane Costa Oliveira da Silva, Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM/UFG).

Graduada em Artes Visuais com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG). Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM/UFG). Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás (PPGCOM/UFG).

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Publicado

2021-10-26

Edição

Seção

Artigos