Transfigurações de um personagem escultórico nos meios impressos: o monumento a Tiradentes, de João Turin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.2.169-188

Palavras-chave:

Escultura, Fotografia, Meios impressos, João Turin, Tiradentes

Resumo

Este artigo trata dos significados que permeiam o trânsito de uma imagem no tempo, com enfoque nas possí­veis apropriações da linguagem escultórica pelos meios impressos, a partir das reproduções da obra Tiradentes, de João Turin. Em Curitiba, esse artista consagrou-se com a promoção de ideais paranistas e elaborou uma estatuária pública em homenagem a mártires históricos nacionais. A circulação de notí­cias e reproduções do monumento ao inconfidente em periódicos ilustrados, na década de 1920, foi fundamental para a construção de memórias e narrativas polí­ticas. Propõe-se então a traçar uma biografia desse personagem de bronze, identificando possí­veis interrelações entre fotografia e escultura a partir das reflexões teóricas de Michel Frizot, e também em aproximação à abordagem de Ana Maria Mauad acerca da análise histórica de imagens na cultura visual.

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Biografia do Autor

Larissa Busnardo, UFPR

Doutoranda em História na linha Arte, Memória e Narrativa, UFPR (Curitiba, Paraná). Bolsista CNPq. Mestra em História pela UFPR. Especialista em História Cultural, pela UTP. Professora e artista visual pela FAP (UNESPAR). Pesquisadora na área da Fotografia e seus entremeios com outras linguagens visuais.

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Publicado

2021-10-26

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Artigos