A Crí­tica de Arte de Guillaume Apollinaire nas páginas da Revista Soirées de Paris

Autores

  • Conrado Augusto Barbosa Fogagnoli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.271-281

Palavras-chave:

Artes Visuais, Arte Moderna, Pintura

Resumo

Neste artigo trato da crí­tica artí­stica de Guillaume Apollinaire nas páginas da revista, por ele dirigida, Soirées de Paris. Para tanto, exponho o quadro geral em que se organiza a publicação apresentando seus principais colaboradores. Demonstro como a revista se organizou em sua primeira fase, dirigida por André Billy, para posteriormente evidenciar a mudança operada a partir da direção de Apollinaire. Apresento as discussões artí­sticas propostas pelo autor bem como a sua preocupação em divulgar a arte de seus companheiros pintores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conrado Augusto Barbosa Fogagnoli, Universidade de São Paulo

Doutor em Letras, área de concentração de Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle, atua na área de letras e artes com ênfase em: literatura comparada, estudos interartí­sticos, literatura e artes francesas, vanguardas francesas e modernismo brasileiro. Atualmente professor titular do curso de Letras da Universidade Metropolitana de Santos.

Referências

ADÉMA, Pierre-Marcel. Apollinaire le Mal-Aimé. Paris: Libraire Plon, 1952.

APOLLINAIRE, Guillaume. Du Sujet dans la Peinture Moderne. Les Soirées de Paris, nº 1, p. 1-4, février 1912.

APOLLINAIRE, Guillaume. Guillaume Apollinaire. Correspondance avec les artistes - 1903-1918. Paris: Éditions Gallimard, 2009.

APOLLINAIRE, Guillaume. La Peinture Nouvelle, Notes d'Art. Les Soirées de Paris, nº 3, p. 89-92, avril 1912a.

APOLLINAIRE, Guillaume. Å’uvres en prose complètes, T. II. Paris: Gallimard, 1991

APOLLINAIRE, Guillaume. Réalité. Peinture Pure. Les soirées de Paris, nº 11, p. 348-349, decémbre 1912b.

APOLLINAIRE, Guillaume. Salon d'Automne. Les Soirées de Paris, nº 19, p. 46-49, décembre 1913.

APOLLINAIRE, Guillaume. Tendre comme le Souvenir. Paris: Gallimard, 1952.

BILLY, André. Avec Apollinaire. Souvenirs Inédits. Paris-Genève: La Palatine, 1966.

BILLY, André. L´Époque Contemporaine, 1905-1930. Paris: Tallandier, 1956.

BLUMENKRANZ-ONIMUS, Noëmi. "Les Soirées de Paris ou le mythe du moderne". In: BRION-GUERRY, Lilianne (org.). Année 1913: les formes esthétiques de l'Å“uvre d'art í la veille de la première guerre mondiale. Paris: Klincksieck, 1971. Vol. 1. pp. 1097-1104.

DELAUNAY, Robert. Du Cubisme í l'Art Abstrait. Paris: S.E.V.P.E.N. Bibliotèque Générale de l"école Pratique des Hautes-Études, 1957.

GOLDING, John. Le Cubisme. Paris: Éditions René Juillard; Le Livre de Poche, 1965

PARIGORIS, Alexandra. Les Constructions Cubistes dans Les Soirées de Paris. Apollinaire, Picasso et les clichês Kahnweiler. La Revue de l'Art, nº 82, p. 61-74, 1988.

PARINAUD, André. Apollinaire 1880-1918. Biographie. Éditions Jean-Claude Lattès, 1994.

RAYNAL, Raynal. Montmartre au Temps du Bateau-Lavoir. Médecine de France, nº 35, p. 17-30, 1952.

VENTURI, L. Histoire de la Critique d'Art. Paris: Flammarion, 1969.

Downloads

Publicado

2021-05-25

Edição

Seção

Artigos