"O Sal da Terra" a denúncia social através da fotografia documental-arte de Sebastião Salgado sob o olhar de Wim Wenders

Autores

  • Maria Consuelo Oliveira Santos UFRN

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.228-242

Palavras-chave:

Palavras-chave, estetização do cotidiano, fotografia sócio-documental, fotografia antropológica, fotografia documental-arte, não disjunção.

Resumo

O artigo apresenta uma análise do documentário "O Sal da Terra" sobre aspectos da vida e obra sócio-documental do fotógrafo Sebastião Salgado e também de aspectos da obra de Salgado, considerando que estas duas obras estão intimamente interrelacionadas. O objetivo, então, foi compreender o documentário realizado pelos diretores Wim Wenders e Juliano Salgado em interconexão com a obra documental-arte de Sebastião Salgado e que, juntos, nos permitissem dimensioná-los a partir da noção de estetização do cotidiano. Com Sebastião Salgado nos aproximamos da fotografia antropológica, da denúncia social mediante a fotografia documental-arte e que os diretores citados realizaram uma sensí­vel tessitura ao conseguiremestabelecer a interconexão entre ambasesferas de atuação. Uma perspectiva de inter-relação entre modalidades expressivas. A metodologia do trabalho se nutre de concepções fenomenológicas que possibilitam umavinculação profunda com a existência, sem fragmentações e nemdisjunção entre os conhecimentos.Uma das caracterí­sticas da obra é ser um documentário que supera o modelo tradicional destegêneroe que se sustenta, também, do valor documental e artí­stico das séries fotográficas de Salgado. Portanto, uma obra dentro de outra, estabelecendo um diálogo profí­cuo e rompendo disjunções.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Consuelo Oliveira Santos, UFRN

Licenciada em Letras e Filosofí­a (UESC), Bahia. Doutorado em Antropologí­a Social e Cultural, Universitat Rovira i Virgili (URV), Espanha. Posdoctorado pela Facultad de Ciencias de la Comunicación de la Universidad Autónoma de Nuevo León (UANL), Monterrey, México. Mestrado em Educación (UFBA), Bahia, e Mestrado em Antropologia pela Universitat Autónoma de Barcelona (UAB). Investigadora do Kí wé/CNPq, Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e do Grupo LINC /CNPq da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Áreas de interesse: Afrodescendência, velhice, imagem, fotografia, dança e mediação tecnológica. consol.oliveira@gmail.com

Referências

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: BENJAMIN, Walter. Sobre arte, técnica, linguagem e polí­tica. Lisboa: Relógio D'agua, 1992.

DUCHAMP, Marcel. Duchamp du signe: ecrits. Paris: Flammarion, 1994.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e pós-modernismo. Buenos Aires: Amorrortu, 1991.

LIPOVETSKY, Gilles.; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LUGON, Olivier. 1890-2000: la realidad en todas sus formas. In: GUNTHERT, A; POIVERT, M. (cord.) El arte de la fotografí­a: de los orí­genes a la actualidad. Barcelona: Lunwerg, 2009. p. 357-422.

MERLEAU-PONTY, Marcel. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, (1999[1945]).

MONTEIRO, Charles. Imagens do Chile: a fotografia documental entre a denúncia social e a expressão autoral. Estudos Ibero-Americanos. Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 528-535, set/dez. 2018. DOI10.15448/1980-864X.2018.3.31742 Disponí­vel em: https://tinyurl.com/35ce5wph. Acesso em: 20. Mar.2021.

NATES, Oscar C. Entre la fama y la sospecha. Oscar en fotos. 2015. Disponí­vel em: https://tinyurl.com/vaua4ewt. Acesso: 10. jan.2021.

NAIR, Parvati. A Different Light: The Photography. of Sebastião Salgado. Durham: Duke University, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. 2ª edição. A partilha do sensí­vel: estética e polí­tica. São Paulo: Exo experimental org; Editora 34, 2009.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.

SAMAIN, Etienne. Como pensam as imagens. Campinas: Editora da Unicamp, 2012.

SOULAGES, François. Malestar en la fotografí­a. Escritura e Imagen. Madrid, v5, 239-255. 2009.

SOULAGES, François. Arte fotográfico y polí­tica. Revista Calle 14. Bogotá, v. 9, n.14, sep/dez. 2014.

VATTIMO, Gianni. El Fin de la Modernidad: Nihilismo y Hermenéutica en la Cultura Posmoderna. Barcelona: Gedisa, 1987.

Downloads

Publicado

2021-05-26

Edição

Seção

Artigos