LITERATURA E TEORIAS DA ARTE: A GOTHIC NOVEL E SUAS CONEXÕES COM O ROMANTISMO

Autores

  • Fernando Jose Amed Faculdade de Comunicação e Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado - Faap Bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo Museu da Imagem e do Som MIS de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2018.5.1.141-150

Palavras-chave:

Teorias da Arte, Interdisciplinaridade, filosofia da arte

Resumo

O objetivo desse artigo é o de recuperar uma experiência docente num curso de graduação em Artes Visuais na disciplina de Teoria das Artes. Além de sumariamente dispor o modo com que essa disciplina vem sendo ofertada, nos detivemos especialmente em quatro aulas, aquelas em que primeiramente abordamos o Romantismo e em especial, as seguintes em que nos aprofundamos nas relações havidas entre a sensibilidade romântica e a literatura gótica que proliferou no século XIX e que ainda se perfaz num gênero de grande aceitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Jose Amed, Faculdade de Comunicação e Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado - Faap Bacharelado em Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo Museu da Imagem e do Som MIS de São Paulo

Fernando Amed é Dr. (Phd) em História Social pela Universidade de São Paulo-Brasil. Professor do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Professor Titular da Faculdade de Comunicação da Faap - São Paulo-Brasil. Autor dos livros As cartas de Capistrano de Abreu (2006) e Thomas Sowell: da obrigação moral de ser cético (2015), dentre outros. http://lattes.cnpq.br/5732831611339510

Downloads

Publicado

2018-06-09

Edição

Seção

Artigos