Poty Lazzarotto e os Sertões: as ilustrações para "Canudos", de Euclides da Cunha

Autores

  • Fabricio Vaz Nunes Universidade Estadual do Paraná - Campus Curitiba 1, PR,
  • Hilton Costa Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2014.1.01.87-111

Palavras-chave:

Poty Lazzarotto, Euclides da Cunha, Ilustração de livros

Resumo

Este artigo analisa ­as ilustrações do artista plástico brasileiro Napoleon Potyguara Lazzarotto (1924-1998), conhecido mais simplesmente como Poty, para o livro Canudos, de Euclides da Cunha (1866-1909), publicado em 1956 pela Sociedade dos Cem Bibliófilos do Brasil, demonstrando interpretação do texto e das ideias do autor de Os sertões através das gravuras realizadas para o livro. A análise revela como Poty Lazzarotto criou ilustrações não apenas para as cartas de Euclides incluí­das em Canudos, mas também para elementos narrativos e descritivos de Os sertões. Dois aspectos principais são abordados nesta discussão: por um lado, a relação entre as representações do sertanejo no trecho O homem de Os sertões e a interpretação gráfica de Poty, incluindo os referenciais teóricos de Euclides encontrados entre as teorias racialistas e mesológicas do século XIX. Por outro lado, é discutida a representação da guerra de Canudos (1897), em que se destacam os aspectos dramáticos no texto de Euclides e a interpretação do ilustrador, em que vêm à tona as relações entre a arte gráfica de Poty e a obra do espanhol Francisco de Goya (1746-1828).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Vaz Nunes, Universidade Estadual do Paraná - Campus Curitiba 1, PR,

Professor da UNESPAR/EMBAP, crí­tico de arte e curador independente. Bacharel em Gravura pela EMBAP (1999) e mestre em História da Arte e da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2004). Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, em que vem desenvolvendo pesquisa sobre a ilustração literária de Poty Lazzarotto.

Hilton Costa, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2010), pesquisador/colaborador no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Paraná desde 2005, doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (2014).

Downloads

Publicado

2014-05-08

Edição

Seção

Artigos