Das margens ao centro

Arte drag em expansão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.189-203

Resumo

Este ensaio consiste em uma investigação das práticas drag enquanto linguagem artística e suas relações com as teorias queer e as técnicas e métodos de exposição das artes visuais. Para tal, a primeira parte investiga brevemente as possíveis origens da arte drag no mundo ocidental, seu desenvolvimento ao longo da história e sua configuração atual. Articula-se com suas poucas aparições ou sugestões na história da arte euroamericana e com alguns apontamentos dos estudos queer, para então tecer suas proximidades e disparidades com a concepção de performance nas artes visuais. Na segunda parte, a persona drag de uma das autoras, Eco Zazu, relata seu próprio processo de tornar-se drag e suas investigações nas artes visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Cordeiro Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina

Artista drag e mestrando na linha de Processos Artísticos Contemporâneos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina, também conhecido como Eco Zazu, seu nome artístico. De Florianópolis/SC, Brasil.

Debora Pazetto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora do Departamento de Artes Visuais e da linha de Processos Artísticos Contemporâneos do PPGAV na Universidade do Estado de Santa Catarina. De Florianópolis/SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos em Poéticas