Crianças e adolescentes no museu de arte de Blumenau num vernissage:

A partilha estética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.79-92

Resumo

O artigo tem como objetivos: discutir as potencialidades dos Museus de Blumenau e região para a educação estética, cultural e artística e compreender por meio dos registros dos museus os objetos propositores para a educação estética, artística e cultural na perspectiva de compreender a política da partilha do estético. É parte de investigações sobre proposições estéticas nos Museus de Arte. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancora-se na Pesquisa Educacional Baseada em Arte com viés a/r/tográfico. A geração de dados com cinco crianças e adolescentes permeou registros fotográficos durante o vernissage e em narrativas em diário de “linhas”. Os resultados indicam que as crianças e adolescentes reconhecem os espaços museais como lugares de conhecimento e cultura, abertos ao público. Que a mediação cultural na relação com o artista presente durante o vernissage enriquece o diálogo e abre possibilidades de percepção sobre as obras e o entendimento sobre o sistema da arte. Que se envolvem mais em obras interativas. Reconhecer a presença das crianças e adolescentes como público em potencial nos indica a relevância de uma “escutatória” que considere o que as crianças têm a falar, uma escuta atenta, respeitosa e dialógica que se abra na mediação com esses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação (UFPR), Mestre em Educação (UNIVALI), professora de Arte Titular no Departamento de Arte da FURB e professsora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB. Lí­der do Grupo de pesquisa Arte e Estética na Educação.

Rosana Clarice Coelho Wenderlich, Universidade Regional de Blumenau

Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Pedagoga, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Blumenau. 

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos