O Fashion Film como uma ferramenta de divulgação da moda agênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2022.9.2.204-226

Resumo

O presente artigo propõe investigar como a moda reproduz as convenções sociais, mas também tem possibilitado a emergência do conceito agênero e dá continuidade à produção de fashion films como estratégia de divulgação, agora direcionada para as redes sociais. Metodologicamente, ancoramo-nos em revisão bibliográfica e em um breve levantamento de marcas (nacionais e estrangeiras), que defendem esse posicionamento. Partimos da hipótese de que a articulação entre moda e publicidade audiovisual pode criar diferenciadas representações , ampliando assim também as formas de relacionamento com o público. A partir da análise descritiva de campanhas publicitárias e perfis dessas marcas no Instagram, foi constatado que, embora a moda agênero mostre-se capaz de apresentar a pluralidade de corpos e subjetividades, seus fluxos e deslocamentos, as marcas estudadas demonstram que, na prática, esse conceito ainda se concentra em grandes cidades, destaca corpos magros e jovens e geralmente é direcionada para consumidores de classe média/alta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ceiça Ferreira, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora e pesquisadora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Goiânia, Goiás, Brasil.

Jade Quege de Moraes, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atuou como bolsista no projeto de extensão SEJA - Gênero e Sexualidade no Audiovisual e integrou o grupo de pesquisa CRIA (Centro de Realização e Investigação Audiovisual).

Downloads

Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Ensaios