Ascendentes: Perdas, rastros e restos das tramas históricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2021.8.1.282-295

Palavras-chave:

mulheres afrodescendentes, mulheres indí­genas, fotografia, livro de artista

Resumo

Por meio desta poética visual discuto o processo de criação do livro de artista que elaborei intitulado Ascendentes (2020/21), gerado a partir das inquietações acerca do apagamento de mulheres afrodescendentes e indí­genas nos arquivos históricos. O projeto poético integra minha pesquisa de doutorado na linha de processos artí­sticos contemporâneos, na qual investigo minhas raí­zes afro-indí­genas por meio de retratos fotográficos, com os quais construo livros de artista. Na ausência de fotos de minhas ancestrais, busquei no acervo do Museu da Imagem e do Som do Amazonas (MISAM), os rostos para preencher as lacunas do meu imaginário. Por meio do bordado reconstruo a minha memória familiar com representações de mulheres anonimadas desse museu. Tenho como referências teóricas discussões feministas decoloniais para destramar os fios dessa conturbada história.

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Biografia do Autor

Khetllen da Costa Tavares, Universidade do Estado de Santa Catarina

Khetllen Costa, artista visual nascida em Manaus (AM), doutoranda no programa de pós-graduação em Artes Visuais – PPGAV na Universidade do Estado de Santa Catarina (2018-), na linha de processos artí­sticos contemporâneos, atualmente bolsista CAPES. Licenciada em Artes Visuais na Universidade Federal do Amazonas (2013), mestre em Letras e Artes na Universidade do Estado do Amazonas (2016). Pesquisa retratos de mulheres africanas, indí­genas em acervos fotográficos públicos e privado, com os quais desenvolve livros de artista entrelaçando com as narrativas de sua famí­lia de raí­zes afro-indí­genas.

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Publicado

2021-05-25

Edição

Seção

Artigos em Poéticas