Felicidade Clandestina: Uma Fotonarrativa Baseada em Bordados de Marjane Satrapi

Autores

  • Janaynne Carvalho do Amaral Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais
  • Ana Rita Vidica Fernandes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2015.2.1.74-88

Palavras-chave:

Direção de Arte, Fotonovela, Adaptação, Irã.

Resumo

Esta comunicação busca descrever e refletir sobre a Direção de Arte aplicada ao processo de adaptação e produção da fotonorrativa Felicidade Clandestina a partir de uma cena da obra Bordados da iraniana Marjane Satrapi. Para tanto, foram analisados dados biográficos e aspectos estéticos da autora, assim como conceitos sobre a linguagem dos quadrinhos, da fotografia e do teatro. Como estudo de caso, e evidenciando o contraste entre a percepção do universo feminino do Ocidente e do Oriente Médio, através de uma análise técnica e estética, a produção de fotonovelas da Revista Grande Hotel de 1960 foi estudada em conjunto com os desenhos de Marjane Satrapi. Faz-se uma revisão do potencial expressivo da fotonovela, melhor qualificada, no presente contexto sobre o conceito de fotonarrativa, questionando os preconceitos que cercam tanto o gênero, quanto à visão sobre a posição da mulher e a cultura iraniana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaynne Carvalho do Amaral, Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais

Mestranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Goiás – UFG, na linha de etnografia das ideias e dos repertórios culturais. Graduada em Direção de Arte da Escola de Música e Artes Cênicas – EMAC/UFG. Foi assistente de produção cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás de abril de 2011 a junho de 2013. É colaboradora do Grupo de Pesquisa Galabra de Estudos da Cultura da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência em Direção de Arte, com ênfase em Fotografia e produção de eventos artí­sticos e culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, shows musicais, representação, memória,Oriente Médio e Irã.

Endereço para acessar o CL: http://lattes.cnpq.br/2154589731754658

Ana Rita Vidica Fernandes, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em História (Faculdade de História-UFG/École des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS), Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais-UFG (2007), Bacharel em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2003). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotografia e Análise de Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, publicidade, arte, fotoclube e intervenção urbana. Como fotógrafa ganhou o prêmio I Concurso Internacional sobre Periodismo e Genero, participou de exposições coletivas regionais, nacionais e internacionais e uma exposição individual, intitulada "Obra Marginal", contemplata pela Bolsa de Apoio í  produção artí­stica no Brasil, da FUNARTE . Atualmente é professora do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordena o Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem vinculado í  UFG. Principais Publicações: livro "Clube da objetiva (1970-1989): um fotoclube no central do Brasil", artigos na Revista Boletim 3, do Grupo de Estudos Arte&Fotografia ECA-USP, Revista Coleção Desenrêdos do Programa de pós-graduação da FAV-UFG, Coleção SciElo e Anais do Museu Paulista.

Endereço para acessar o CL:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771643Z6


Downloads

Publicado

2015-06-24

Edição

Seção

Artigos