Fotografia artí­stica contemporânea: um olhar sobre a exposição coletiva CRUA (Goiânia – 2018)

Autores

  • Ana Rita Vidica Fernandes Universidade Federal de Goiás
  • Mariana Capeletti Pontifí­cia Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.2.061-073

Palavras-chave:

Fotografia contemporânea, Exposição coletiva, Nomenclaturas.

Resumo

Este artigo se propõe a discutir a fotografia contemporânea a partir da Exposição Coletiva CRUA, realizada no Museu da Imagem e do Som de Goiânia-Goiás, em 2018. Parte-se do referencial teórico e das diversas nomenclaturas dadas à fotografia na contemporaneidade por André Rouillé (1998), Tadeu Chiarelli (2002), Rubens Fernandes Jr. (2006) e Michel Poivert (2010) a fim de relacionar com as oito obras expostas na referida exposição. Com isso, passa-se a discutir a fotografia contemporânea produzida e veiculada no estado de Goiás, minimizando a invisibilidade percebida na produção desta região em relação ao contexto nacional.

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Biografia do Autor

Ana Rita Vidica Fernandes, Universidade Federal de Goiás

Ana Rita Vidica é Doutora em História pela Faculdade de História-UFG (2017) com doutorado sanduí­che na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris), Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais-UFG (2007) e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2003). Atualmente é docente do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Membro do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI) e do Grupo de Pesquisa REdArtH Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades, ambos vinculados í  UFG.

Endereço para acessar ohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771643Z6

ORCID https://orcid.org/0000-0001-6253-4428

Mariana Capeletti, Pontifí­cia Católica de Goiás

Mariana Capeletti é bacharel em comunicação social pela PUC-GO, especialista em Cultura e Criação pelo Senac e em Processos, Gestão e Cultura Contemporânea pelo Madalena Centro de Estudos da Imagem/Unimes. Mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás, onde atuou como professora de fotografia até 2017, juntamente com as faculdades PUC e Cambury. Ganhou o concurso internacional de fotografia analógica experimental da Petrobrás em 2011, que resultou em uma exposição no MAM-RJ. Dedicou-se durante um longo perí­odo aos estudos de processos fotográficos do século XIX e í  docência. Em 2016, retornou í  produção fotográfica através de projetos autorais de temas da sua região como, por exemplo, trabalho fotográfico documental sobre a Guerrilha do Araguaia (premiado no 13º Paraty em Foco na categoria ensaio), o desastre radiológico do Césio 137 e a história de Santa Dica de Goiás. Possui interesse em pesquisar imagem, polí­tica e fotografia documental.

Curiculo lattes:http://lattes.cnpq.br/1621991372803747


ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-8506-2563

Referências

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Publicado

2019-12-05

Edição

Seção

Artigos