Proposições da Artemí­dia em Poéticas Digitais nas Obras de Lucas Bambozzi e Diana Domingues

Autores

  • Aline Lisboa Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Osvando José de Morais Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.1.079-089

Palavras-chave:

Artemí­dia, Ciência, Poéticas digitais, Tecnologia.

Resumo

A proposta em questão tem como objetivo compreender o processo de criação de poéticas digitais de dois artistas multimí­dia brasileiros - Lucas Bambozzi e Diana Domingues - observando como essas construções poéticas utilizam arte, ciência e tecnologia, promovendo proposições que culminam em modos diferenciados do fazer artí­stico na contemporaneidade. Com efeito, utilizamos as metodologias da revisão bibliográfica e da pesquisa em poéticas visuais, amparada em Fortin & Gosselin (2004), a fim de estabelecer relações entre as práticas artí­sticas de Bambozzi e Domingues nas obras O gabinete de Alice (2014), Mobile crash (2009 a 2014), Life, como corpo cai (1999), My body, my blood (1997), Our heart (2000) e as questões teóricas que implicam na compreensão do que estas obras suscitam ao entrelaçar arte, ciência e tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Lisboa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Doutoranda em Mí­dia e Tecnologia pelo Programa de pós-graduação em Mí­dia e Teconologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP. Integrante dos Grupos de Pesquisa CHISGAP – Estudos de Gênero e Mí­dia pela Universidade Federal de Sergipe e PCLA – Pensamento Comunicacional Latino-Americano pela UNESP.

Osvando José de Morais, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Professor titular dos Programas de pós-graduação em Mí­dia e Tecnologia e de Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP.

Downloads

Publicado

2019-06-23

Edição

Seção

Artigos