Athos Bulcão: Transformações e Permanências nas Décadas de 1940 e 1950.

Autores

  • Luciana Adam Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da UFPR.

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.1.046-065

Palavras-chave:

Athos Bulcão, Diretrizes, Troc.

Resumo

Resumo: Este artigo procura construir uma narrativa sobre Athos Bulcão nas décadas de 1940 e 1950, com o intuito de elucidar sua trajetória artí­stica naquele perí­odo. É fruto das pesquisas realizadas para a dissertação de mestrado apresentada ao programa de Pós-Graduação em História da UFPR em 2018, intitulada A relação arte-arquitetura no trabalho de Athos Bulcão para o Teatro Nacional de Brasí­lia: concepções e materializações (1958 – 1981). O conteúdo aqui exposto contém a parte da pesquisa voltada à investigação das Diretrizes do artista que, aliadas ao contexto artí­stico do perí­odo, facilitam a compreensão de sua produção formal. Nessa medida, o conceito de Troc desenvolvido por Baxandall (2006) contribuiu para o estudo entre pares ou grupos de artistas í quela época, suas trocas formais e escolhas temáticas. Depoimentos e entrevistas de Athos Bulcão serviram como fontes para a escolha dos artistas a serem com ele articulados. As investigações de Bueno (1994/1995) sobre a formação de um mercado de arte no Brasil entre as duas décadas estudadas ajudaram a contextualizar o meio no qual Athos Bulcão circulou. A contribuição de autores como, por exemplo, Moraes (1986), Amaral (1987), Cocchiarale (1998) e Chiarelli (2003) também formaram bases importantes a partir das quais se pôde pensar a obra de Athos Bulcão.

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Biografia do Autor

Luciana Adam, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da UFPR.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) da UFPR, 2018, bolsa CAPES. Especialização em Estética e Filosofia da Arte pela UFPR (Curitiba – PR), 2010. Técnica em Materiais Cerâmicos pelo SENAI Mário Amato (São Bernardo do Campo – SP), 2005. Arquiteta pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (Bauru – SP), 2002.

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Publicado

2019-06-16

Edição

Seção

Artigos