Instalação na Arte Contemporânea Brasileira: Interrogações sobre Composições Visuais e Cênicas Fundadas na Interação Corpo-Espaço

Autores

  • Jussara Janning Xavier Universidade de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.33871/23580437.2019.6.1.034-045

Palavras-chave:

Instalação, Escultura, Teatro, Dança, Arte contemporânea

Resumo

Este texto discute a noção de instalação como dispositivo criativo em uso no campo das artes visuais e cênicas. Em diálogo com as artes conceituais e contemporâneas, a instalação é investigada enquanto escultura em campo ampliado, bem como, organização coreográfica e ambiente de encenação. Neste contexto, a instalação ocupa-se com a produção de diversas presenças: corporeidades, espaços e temporalidades, provocando diálogos e efeitos inusitados. Trabalhos de artistas brasileiros como Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Ana Vitória, Regina Silveira, Neto Machado e Jorge Alencar são abordados para problematizar o tema. Suas criações demonstram a diversidade de tratamentos que a instalação vem recebendo no campo da dança, teatro e/ou artes plásticas, admitindo muitas possibilidades de percepção e afecção despertadas no público. Diante de um mapa formado por pensamentos e realizações extremamente diferenciadas, constata-se a impossibilidade de conceituar instalação como termo uní­voco e fechado. Sendo assim, este texto reconhece tratar-se de um fazer localizado num campo multidimensional e sem fronteiras definidas e, portanto, limita-se a interrogar seu conceito e desenhar pistas para sua compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Janning Xavier, Universidade de Blumenau - FURB

Bacharelado em Administração (UFSC). Licenciatura em Artes visuais (Claretiano). Especialização em Dança Cênica (UDESC). Mestrado em Artes - Comunicação e Semiótica (PUC/SP). Doutorado em Teatro (UDESC). Pós Doutorado em Filosofia (UFSC).

Professora da Licenciatura em Dança da Universidade de Blumenau - FURB.

Downloads

Publicado

2019-06-15

Edição

Seção

Artigos